facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
“Se as paredes falassem”… PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão
Domingo, 19 Maio 2013 21:24

Passada mais uma edição do Campeonato Nacional de Espada Sénior, a quinta organizada pelo Atlântico (2009 a 2013), o Pavilhão do Colégio Amor de Deus volta à sua forma inicial.

DSCF0357Em cerca de duas horas toda a história deste fim de semana desapareceu do local que a acolheu.

As pistas que receberam quilómetros de deslocamentos em busca do melhor momento para a concretização dos toques encontram-se já arrumadas.

As últimas gotas de suor e algumas lágrimas de alegria e tristeza seguiram agarradas às esfregonas que arrastámos pelos cerca de 880 m2 de pavimento.

Já não há gritos nem palmas nem mesmo sorrisos (genuínos ou irónicos) e se os primeiros se dissiparam no ar do pavilhão, os últimos saíram com os seus donos quase que de uma forma egoísta.

Dentro de poucas horas este mesmo espaço acolherá novamente centenas de alunos nas suas aulas de Educação Física e atividades desportivas extracurriculares.

Porque as paredes não falam, os miúdos irão correr e saltar nalguns locais que marcaram este fim de semana, indiferentes à história que esse mesmo espaço poderia contar motivando-os para o esforço, dedicação e empenho, valores que o desporto de competição grava em quem se aventura em praticá-lo e que tanto contribui para o desenvolvimento de cada um.

“Se as paredes falassem” todos sairíamos mais ricos dos locais por onde passamos. Mas os momentos pertencem às pessoas e não às coisas. Somos nós que os criamos e somos nós, através da forma como os vivemos, que daí para a frente olhamos para as coisas de uma maneira diferente.

Nesta casa construímos 5 anos de história do Nacional de Espada Sénior. Muitas foram as pessoas que tornaram este evento possível pelo que não cometerei o erro de aqui referir os seus nomes pois não tenho o direito de esquecer ninguém.

Iniciámos esta aventura com dois objetivos muito claros que considero termos atingido na sua plenitude. Por um lado organizar um evento com a dignidade que os atletas merecem e que, na maior parte das vezes, apenas se proporciona nos eventos internacionais para “os outros”. Por outro lado atingir um desempenho desportivo de excelência.

Mas porque tudo deve ter princípio, meio e fim, consideramos que este é o momento de fechar este ciclo de organização do Nacional de Espada Sénior.

Foram 5 anos fantásticos só possíveis porque esta Casa - Colégio Amor de Deus - acolheu o projeto Atlântico desde a primeira hora da nossa existência em toda a sua dimensão.

“Se as paredes falassem”, tudo seria diferente. Mas como não falam, será a forma como cada um viveu estes 5 Campeonatos Nacionais a gravar na sua memória tudo o que aqui se passou.

Agora chegou a hora de nos dirigirmos para os mais novos, projeto que já iniciámos em 2012/2013 com o Circuito de Espada de Esperanças Atlântico, porque estas paredes não falam, mas merecem continuar a assistir a grandes espetáculos.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy

Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados