facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
A alegria dos passos intermédios. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
No trabalho de fim de curso, que desenvolvi no âmbito da Psicologia do Desporto, dediquei-me ao estudo da Tomada de Decisão na Esgrima. O documento final era composto por uma revisão de literatura, um trabalho experimental, uma análise conclusiva e uma proposta de continuação para a investigação.
No dia da apresentação do trabalho o Professor Sidónio Serpa, referindo-se à proposta de continuação de investigação, disse-me que tinha sido pouco ambicioso pois tinha proposto a continuidade do trabalho assente em instrumentos já existentes que me permitiriam apenas avançar uns "passinhos" que, segundo ele, eram bem mais curtos do que as minhas pernas. Dizia ele: "Caro Nuno. Na vida produzimos cerca de 70% dos nossos sonhos por isso... não te acanhes a sonhar".
O problema deste processo é que no caminho para o sonho vamos sempre ficando satisfeitos quando avançamos um bocadinho e é necessário estar atento para não nos acomodarmos.
Em 1989 o Espanhol Pereira foi Campeão do Mundo de Espada. Até então nunca tinha alcançado uma final numa Taça do Mundo e de repente estava na pista central ao lado da Elite Mundial. Eliminou o Francês Langlet, seguidamente o fenómeno Russo Kolobcov e na final inverteu uma desvantagem de 3/6 face ao Italiano Cuomo sagrando-se assim Campeão do Mundo.
Não tenho grandes dúvidas que, desde cedo na competição, Pereira teve que controlar o sentimento de satisfação para não perder rendimento a partir do momento em que o seu desempenho já se traduzia num resultado de excelência.
O Sonho está definido, o caminho também e assim como os momentos maus não serão mais do que meros obstáculos, também não seremos travados pela... alegria dos passos intermédios.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Março 2018 Abril 2018 Maio 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados