facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Elementos que não podemos controlar. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Foi com alguma surpresa que assisti ontem na RTP1 por volta das 19h30 a um programa sobre o trabalho de José Mourinho como treinador. Imaginava eu que iríamos estar perante uma daquelas "vendas de imagem" quando me deparei com um programa estilo BBC, com um investigador analisando os diversos comportamentos do técnico enquadrado por um psicólogo especializado em comportamentos de liderança, a partir de uma entrevista directa com Mourinho. Um daqueles programas que, não fosse a dimensão do protagonista, passaria no Canal 2 lá para as duas e tal da manhã sem nenhum aviso prévio.
Bafejado pela sorte de me encontrar em casa naquele momento aproveitei para tirar alguns apontamentos.
A determinada altura o investigador questionou o Psicólogo quanto à obsessão de Controle de José Mourinho e da relação desse Controle com a sua Confiança. Ao que o especialista respondeu que o "segredo" de Mourinho, que se traduz numa confiança inabalável mesmo nos momentos de fracasso, é destinguir claramente o que é controlável daquilo que não o é. Dizia ele que o Técnico Português sabia bem que não poderia controlar - "...lesões, uma má decisão do árbitro, o tempo..." - e concentrava toda a sua energia nos pormenores que se podem controlar, aceitando o fracasso quando inevitável mas mantendo a sua Confiança intacta.
Partindo desta análise verificamos que muita da insegurança que transportamos nos momentos das grandes competições de Esgrima advém da tentativa de controlar o que não é controlável - o nível da Poule, o tipo de jogadores (altos/baixos; rápidos/lentos; canhotos/destros; punho anatómico/francês...), o posicionamento no quadro dos adversários que mais tememos, etc. - baixando os nossos níveis de Confiança quando estes factores não nos saem a gosto.
De facto, em competição, o atirador tem que confiar no seu sistema de jogo (com as várias adaptações segundo as características dos adversários), concentrar todos os esforços em tomar as decisões estratégicas mais adequadas a cada momento e consolidar a sua Confiança no Controle de todos os pormenores controláveis: empenhamento nos treinos, descanso adequado, alimentação cuidada, preparação do material e estudo das características dos seus adversários (prévio ou no local).
Quando conseguimos realizar todos estes passos estamos sempre na máxima força. Na melhor forma possível com as condições do momento, não baixando assim a nossa Confiança... com elementos que não podemos Controlar.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Outubro 2018 Novembro 2018 Dezembro 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados