Retirado das competições por opção própria desde o final da época passada deparei-me com uma realidade interessante durante a prova de Veteranos de Sábado.
Questionado quanto à minha não participação lá fui respondendo que ainda não tinha 40 anos, pelo que não podia jogar. Ou seja, para os Seniores estou "velho de mais", para os Veteranos estou "novo de mais".
As várias modalidades desportivas comportam diferentes realidades etárias. Na Ginástica um atleta é sénior aos 15 anos enquanto na Esgrima apenas atinge esse escalão 5 anos mais tarde. A longevidade competitiva também é bem diversa com larga vantagem para a Esgrima que possibilita inúmeras temporadas ao nível da alta-competição, enquanto na Ginástica um atleta com 20 anos está já em claro final de carreira.
No entanto, como se vê pela Fotografia, entre o jovem Tomás e o seu pai Bernardo existe na Esgrima uma "Idade Intermédia" meio perdida no tempo, onde se situam os superdotados tipo Kolobcov - Campeão do Mundo de Seniores aos 36 anos - e muitos outros que, tal como eu, estão a mais de um lado... e a menos do outro...
Comentarios
|