facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Repassando uma aprendizagem. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão   
Domingo, 02 Janeiro 2011 21:18

É já de noite. Ligo o meu novo aparelho de som (prenda de Natal da Família) e saio para uns minutos de corrida em terras Algarvias.

Como habitualmente não levo plano de treino (um dos luxos da era pós-atleta), programando o regresso a casa para quando o corpo ou a cabeça derem sinal.

O cronómetro já ultrapassou a meia hora e o meu novo aparelho de som encontra – Cooling de Tori Amos – entre as 214 músicas que lhe despejei sem qualquer organização. Embalado nesta versão ao vivo do disco – To Venus and back – lembro-me de uma conversa com o meu Pai.

Dizia-me ele: “Na vida pensa sempre primeiro em ti. Depois em ti. Em 3º em ti. A seguir em ti. E, por fim… em ti.”

Confesso que, na altura, não compreendi este conselho aparentemente egoísta, ainda para mais vindo da pessoa mais Humana e que mais semeou à sua volta que alguma vez conheci…

Ele tinha a sábia habilidade de transmitir os seus ensinamentos de uma forma partilhada. Raramente algo fazia sentido por inteiro sem termos que pensar sobre o assunto e acrescentarmos a nossa própria interpretação.

Pensar primeiro em Nós, depois em nós, em 3º em Nós, a seguir em Nós e por fim… em Nós é dedicarmo-nos… ao que depende de Nós e dar tudo no que está do nosso lado.

Podemos não conseguir mudar o Mundo, tal como olhamos para esta “tarefa” Herculeana aos 16 anos, mas isso é apenas porque, nessa altura tentamos fazê-lo mexendo no Mundo dos “outros”. Se fazemos parte do Mundo, então podemos mudá-lo, mexendo no Nosso próprio Mundo independentemente de onde possamos chegar.

Não sei se amanhã vou ser o melhor esgrimista. Mas sei que, se quiser e me dedicar, amanhã vou ser melhor esgrimista do que sou hoje.

Não sei se amanhã vou ser o melhor aluno na Escola. Mas sei que, se quiser e me dedicar, amanhã vou ser melhor aluno do que sou hoje.

Não sei se amanhã vou ser o melhor Professor. Mas sei que, se quiser e me dedicar, amanhã vou ser melhor Professor do que sou hoje.

Não sei se manhã vou ser o melhor… Mas sei que, se quiser e me dedicar, amanhã vou ser… melhor.

Quando mexemos no Nosso Mundo, essa parte também mexe com o que está à sua volta.

E quem conseguir descobrir o verdadeiro prazer de – Tentar – independentemente de onde possa chegar… então terá conseguido aproximar-se de:

“Pensar primeiro em Si. Depois em Si. Em 3º em Si. A seguir em Si. E, por fim… em Si.”

E quando olhar para o lado verá que está longe de estar sozinho…

Beijinhos e Abraços

Bom Ano Novo

Nuno

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Setembro 2018 Outubro 2018 Novembro 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados