Ouro Prata e Bronze para o Atlântico na primeira jornada do Campeonato Nacional de Espada Sénior 2011.
João Cordeiro sagrou-se Tricampeão Nacional revalidando os Títulos de 2009 e 2010. Cordeiro esteve imbatível ao longo de todo o dia ocupando o 1º lugar da prova desde a saída da fase de poules o que lhe deu entrada directa no quadro 32. Nesta fase, o atirador do Atlântico bateu Sebastian CM por 15/6 passando assim ao quadro 16 onde teve pela frente o colega de equipa Miguel Teixeira.
O assalto com Teixeira foi extremamente equilibrado e Cordeiro esteve grande parte do assalto em desvantagem por 1/2 toques conseguindo apenas virar o rumo do encontro já dentro do terceiro período terminando 13/9.
Nos quartos de final Cordeiro venceu o jovem Vasco Lourenço CESA por 15/10 passando à meia final onde, pelo terceiro ano consecutivo, voltou a encontrar o colega de equipa Pedro Arede, assalto que venceu por 15/6.
A final foi disputada frente a Candeias e voltou-se a assistir a mais um excelente assalto pautado pelo equilíbrio. Cordeiro entrou melhor conquistando uma vantagem 2/0 mas Candeias recuperou e passou para a frente levando o marcador para 5/3, seguindo-se nova recuperação levando o assalto para o minuto final com 6/6. Na fase decisiva Cordeiro esteve mais forte e o assalto terminou 10/8.
Candeias que havia iniciado a jornada algo intranquilo, averbando 2 derrotas nos primeiros dois assaltos da poule, realizou um quadro de eliminação directa notável com vitórias 15/2 sobre o colega de equipa João Morna, 15/3 frente a Pedro Melo GCP, 15/5 com Max Rod, 15/6 ante Videira e 15/8 na meia-final com Hélder Borges.
Pedro Arede esteve muito seguro em toda a jornada perdendo um único jogo na meia-final frente a Cordeiro, destacando-se as vitórias frente a Pedro Palma CES 15/8 no quadro 16 (com quem tinha perdido na última prova) e frente ao colega de equipa João Pedro Santos no quadro 8 por 15/11.
Filipe Pequito 6º, João Pedro Santos 8º, Miguel Teixeira 13º, João Pedro Faria 22º, Miguel Dias 27º, Tomás Santos 30º, Nuno Milharadas 33º, Jaime Fidalgo 38º, João Cruz 40º, João Morna 44º e Rodrigo Correia 48º completaram a participação do Atlântico.
No sector feminino Ana Celina Vicente esteve em destaque conquistando o Título de Vice-Campeã Nacional, repetindo o resultado de 2009.
A atiradora do Atlântico esteve muito bem ao longo de toda a prova. Saiu da poule na 1ª posição somando 5 vitórias, 4 delas por 5/1 e uma por 5/3, o que lhe deu entrada directa no quadro 16 onde defrontou uma jovem atiradora do GCP vencendo 15/11.
Nos quartos de final Vicente jogou frente a Joana Nunes AAACM e, com grande sentido táctico, liderou o marcador desde cedo vindo a vencer 15/9.
Já na meia-final Vicente teve pela frente Rita Nunes e voltou a fazer um assalto muito controlado conquistando lugar na final com uma vitória 15/11.
Na disputa do Título Ana Vicente até entrou melhor conquistando uma vantagem 3/1 frente a Alexandra Coelho CES mas a sua opositora recuperou e liderou o marcador até 10/9, altura em que Vicente empatou o encontro. O equilíbrio manteve-se até 12/12 mas Coelho foi mais forte na fase final e venceu 15/13.
Catarina Ferreira 10ª, Sara Nascimento 14ª, Daniela Vicente 17ª, Leonor Almeida 20ª, carolina Dória 21ª, Carolina Albergaria 22ª, Joana Esteves 23ª, Bárbara Cardozo 24ª, Maria Carmo Arede 25ª e Catarina Nunes 26ª completaram a participação do Atlântico.
A prova contou ainda com dois momentos muito especiais. A anteceder a Gala das Finais disputaram-se um conjunto de assaltos por 14 atletas Benjamins (sub 10) intitulados – No Caminho dos Campeões - que contou com Filipe Frazão, Miguel Frazão, Jaime Gonçalves, Daniel Cunha, Francisco Gonçalves, Sebastião Lima, Markos Drakos, João Melato, Daniel Marques, Diogo Marques, Miguel Cardoso e Henrique Cruz em representação do Atlântico.
A Gala das Finais contou com as sempre surpreendentes coreografias das Classes de Ginástica Rítmica do Atlântico que contou com 32 atletas.
(brevemente disponibilizaremos fotografias de todo o evento)
Comentarios
|
E muitos Parabéns a todos os que os ajudaram, "empurrando-os" até estes lugares.
Muitos Parabéns ao Grande Mestre Frazão que tão bem sabe “moldar pirâmides” que sustentam estes campeões!
Abraços & Beijinhos para todos.