facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Inalterável, Adaptável e Contornável PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Criei este espaço - O Diário - com o intuito de reflectir sobre a Esgrima procurando sempre o lado positivo das coisas, objectivo que retardou o aparecimento deste texto referente aos acontecimentos do início da semana.
A notícia publicada neste site no dia 10 de Janeiro sob o título "Lamentável..." foi talvez a que mais me custou desde o início deste projecto, não pelo acontecimento em si - não autorização da participação de um atleta a custo próprio numa Taça do Mundo respeitando todas as premissas definidas pela FPE para estas situações - mas pela forma como tudo se passou e essencialmente pelo acumular de situações anómalas enquadradas por Regulamentos e Princípios que oscilam livremente entre o - Inalterável, Adaptável e Contornável.
No início da temporada, com 6 atletas propostos para integração no Centro de Treino de Lisboa dada a sua condição de elementos das Selecções Nacionais ou em condições de as integrarem, enviámos à FPE o Plano Anual de trabalho, já que os atiradores pretendiam ter o seu treino enquadrado pelas condições do Clube.
Solicitávamos assim a "validação" do trabalho a executar, garantindo aos atletas as condições de apoio previstas pela FPE face ao seu nível de rendimento.
Na sequência deste processo realizámos uma reunião com a FPE onde estiveram presentes os Atletas, seus Pais, eu como Treinador e responsável do seu enquadramento, a Direcção da Federação e o seu Departamento Técnico, para debater o documento apresentado.
Dessa reunião resultou o reconhecimento por parte da FPE da qualidade do trabalho e das condições para êxito do mesmo, excluindo no entanto os atiradores dos apoios de material e bolsas correspondentes, à luz de um Regulamento Inalterável que prevê criar condições para o desenvolvimento dos melhores atletas mas, apenas se estes treinarem no Centro de Treino.
Os pontos de compensação nas provas de seniores para atletas ausentes ao serviço das selecções, já alvo de uma reflexão sob o titulo - Matemática 15 / Esgrima 14 - introduziu o conceito - Adaptável - nos Regulamentos existentes já que expandiu, numa fase intermédia, uma regra dos Juniores para os Seniores vindo até a culminar na criação de uma regra nova eliminando a adaptação efectuada.
Reservada para esta semana estava o Contornar dos Regulamentos, inviabilizando a participação de um atirador numa Taça do Mundo em condições que cumpriam todas as premissas da FPE.
Quando a meio desta semana, ao serviço das funções que desempenho na Escola onde trabalho, me desloquei a uma turma para conversar com as alunos sobre alguns problemas que estavam a acontecer, deparei-me com uma intervenção interessante. Dizia a aluna:
"...mas os Professores têm a faca e o queijo nas mãos. Nós até podemos ter razão, mas eles depois fazem o que querem e para nós é que vai ser pior..." E eu, que estava na presença da Directora de Turma, disse-lhe:
"... já reparaste que para isso ser verdade nós todos temos que ser um bando de mal feitores? Se um professor procede mal contigo e isso vai acontecendo de forma continuada, para que nada se possa mudar é necessário que quando fales com a Directora de Turma ela não faça nada, que perante o conhecimento do Conselho Executivo este não faça nada, quando os teus Pais se queixarem ao Ministério da Educação este não faça nada. E mesmo que alguém te queira ajudar, para que nada mude ainda é necessário que os teus 23 colegas digam que tudo é mentira e não se passa como tu dizes."
Espero que a Esgrima não esteja na posição desta aluna e muito menos enquadrada por este cenário fictício que criei para lhe demonstrar como a sua análise estava errada.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Outubro 2017 Novembro 2017 Dezembro 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados