O Homem é um ser extremamente complexo, com uma incapacidade clara de dissociar a avaliação dos seus desempenhos da crítica pessoal. Achamo-nos "donos" dos nossos projectos elevando-nos ou caindo com eles.
Construir algo é uma tarefa difícil que só assume grandeza com o contributo de várias partes. Avançar de "quintal em quintal", deixando de pé a construção efectuada, para que outros lhe possam dar continuidade e para que a nossa nova tarefa se inicie também num "quintal" onde alguém já deixou algumas pedras sobrepostas.
Afinal é como a construção de um Campeão Olímpico que, embora terminando no aprumo de um Mestre de Elite, percorreu um longo percurso muitas vezes iniciado num "carola" que sem grandes conhecimentos despertou o interesse para a modalidade de um conjunto de crianças do qual ele fazia parte.
A Esgrima precisa do contributo de todos, partilhando ideias e opiniões de uma forma saudável e construtiva para que possam os atletas ser os verdadeiros protagonistas de todo o processo. Aliás é para promover o seu desempenho que devemos concentrar esforços, não esquecendo que o "relógio" dos Atletas corre a uma velocidade diferente do nosso - Treinadores e Dirigentes - pois o tempo para eles é limitado.
Comentarios
 |