Filipe Pequito e Ana Celina Vicente foram os grandes vencedores da primeira etapa do Circuito Nacional de Espada Sénior 2011/2012 com Cordeiro e Arede a conquistarem o Bronze.
No sector masculino Pequito esteve imbatível ao longo de toda a jornada. Saiu da fase de poules na 2ª posição e iniciou a caminhada frente ao colega de equipa, Rodrigo Correia, vencendo 15/10.
Nos quadros 16 e 8, Pequito bateu Hugo Borges 15/7 e o seu colega João Pedro Santos 15/9, em dois assaltos onde entrou muito forte conquistando desde cedo uma vantagem considerável que lhe deu um conjunto de opções tácticas para gerir os jogos que utilizou de forma irrepreensível.
Já na meia-final Pequito teve pela frente o seu colega de equipa, Pedro Arede, sendo este um assalto marcado pelo equilíbrio que só no final se veio a decidir a favor de Pequito por 15/13.
Na final o atirador do Atlântico teve pela frente Joaquim Videira que havia vencido João Cordeiro na meia-final por 15/12. O assalto foi extremamente táctico com nenhum dos atiradores a querer tomar riscos, o que levou a decisão do jogo para o minuto final após 3 sanções de não combatividade.
Com a prioridade a pender para Videira, o que lhe permitia sair vencedor em caso de empate, Pequito tomou a iniciativa ofensiva. Videira deu o primeiro toque e Pequito empatou a 2 segundos do final. Com pouco tempo para conquistar o ponto que lhe daria a vitória, Pequito efectuou um determinado ataque por flecha conseguindo a 1 segundo do fim passar par a frente no marcador. O assalto ainda foi retomado mas já não foi possível a nenhum dos jogadores conseguir mais nenhum toque neste escasso segundo, conquistando Pequito a vitória na prova.
Cordeiro e Arede conquistaram o Bronze colocando 3 atiradores no primeiro pódio da temporada.
Candeias 6º, João Pedro Santos 7º, Francisco Bourbon 8º, João Pedro Faria 16º, Francisco Rodrigues 18º, Pedro Milharadas 20º, Jaime Fidalgo 25º, Miguel Dias 28º, Rodrigo Correia 31º e João Cruz 36º completaram a participação do Atlântico.
No sector feminino, Ana Celina Vicente dominou a competição do início ao fim. Saiu da fase de poules na 1ª posição o que lhe deu entrada directa nos quartos de final.
No primeiro assalto de eliminação directa, Vicente defrontou a sua colega de equipa Catarina Ferreira e passou à meia-final com uma vitória 15/5.
Já na discussão das medalhas, a atiradora do Atlântico defrontou Joana Nunes e venceu 15/13, num assalto onde esteve em desvantagem na fase inicial, equilibrando a meio do 2º período, altura em que passou para a frente na mais perdendo a vantagem de 1/2 toques.
Na final, que foi uma reedição da final do Nacional de 2011, Ana Vicente defrontou Alexandra Coelho. A atiradora do Atlântico entrou muito bem conquistando uma vantagem de 3 toques que foi gerindo ao longo do assalto. No segundo período Coelho ainda recuperou um pouco mas Vicente voltou a tomar conta dos acontecimentos fechando com uma vitória 15/13.
Catarina Ferreira 8ª, Leonor Almeida 11ª e Maria do Carmo Arede 15ª completaram a participação do Atlântico.
 
Comentarios
 |