"Ganhar ou Perder é Desporto".
Sem dúvida uma das expressões pedagógicas mais utilizadas no âmbito desportivo. No entanto, segundo a minha opinião, de tão utilizada e em contextos tão diversos corre o risco de se banalizar esvaziando-se na riqueza do seu conteúdo. A maior parte das vezes, "Ganhar ou Perder é Desporto", aparece associado ao "Saber Perder" e ao "Saber Ganhar". Mas é importante não confundir estas situações com a alegria esfuziante de um vencedor ou a tristeza momentânea de um perdedor, desde que estes comportamentos se verifiquem dentro de um intervalo de razoabilidade, onde cabem as diferenças de personalidade de cada um.
Já uma vez aqui referi uma expressão muito interessante do Campionissimo Angelo Mazoni que disse que o maior dificuldade da derrota era saber que não seria a última, mas talvez seja importante analisar a vitória, pois sabemos que também esta quando chega não vem para ficar.
"Saber Ganhar" é desfrutar do objectivo conquistado respeitando todos os que se empenharam sem êxito na sua concretização, mas "Saber Perder" é dignificar a vitória dos nossos adversários em todos os aspectos desse momento. E isso nunca se pode confundir com os nossos sentimentos de alegria e tristeza porque..."Ganhar ou Perder é Desporto".
Comentarios
|