A receita para o Sucesso não a tenho obviamente eu. Aliás, nem acredito que exista um tal Sucesso, tão despido de complexidade, que esteja à mercê de uma simples receita replicável por esse Mundo fora indiferente à individualidade e contexto envolvente. O que eu acredito é que existe um caminho, já percorrido pela Ciência, a História da modalidade e a experiência dos grandes atletas, do qual se pode retirar princípios básicos para construir o Sucesso de cada um.
Quando conheci o Mestre Horvath estava na Faculdade de Motricidade Humana a fazer o meu curso de Educação Física e Desporto. Porque cedo se disponibilizou para contribuir para a minha formação para além da perspectiva de atleta sempre aproveitei para o questionar o mais possível no âmbito do ensino da Esgrima.
Certo dia, ciente que me iria relatar uma vasta bateria de complexos testes científicos, perguntei-lhe como é que ele fazia a detecção de talentos para a Esgrima. Respondeu-me que juntava um grupo de miúdos e atirava-lhes uma bola e depois... limitava-se a observar. Quem já observou com atenção um grupo de crianças e uma bola já viu que rapidamente, sem qualquer necessidade de organizar um jogo específico, iniciam uma brincadeira livre chutando e correndo atrás da bola com o simples objectivo de conseguir dar o próximo chuto antes dos outros. Era então naqueles miúdos que queriam sempre chegar à bola primeiro que ele centrava o seu interesse. Dizia o Mestre que a Esgrima era suficientemente ampla para adaptar um conjunto de gestos técnicos a um determinado estilo de jogo potenciando altos, baixos, gordos, magros, lentos e rápidos. O que dificilmente se conseguiria era ensinar garra, vontade e capacidade de luta.
Meio desiludido, meio fascinado lá regressei com a minha resposta desperto para um novo conceito académico - A complexidade das coisas Simples.
Foi nesta linha de pensamento que encontrei "Recipe for Sucess" na página 63 do livro - Fencing is my Life - escrito pelo campionissimo floretista Ucraniano Sergei Golubitsky e que me foi oferecido este ano pelo meu amigo Tomás.
Para que todos possam ler a "receita" tal como eu a li, aqui a transcrevo em Inglês como no livro.
1-Always be self-confident, but don´t be arrogant.
2-Always help your opponent; he might become your friend.
3- Learn, learn, learn!
4-Ask any athlet you meet about his technics and training methods.
5-Compete as often as you can: you need the experience.
6-Don´t even think about second place - you came to win!
7-Stay determined, no matter what the conditions, equipment, form, or circumstances of the competition.
8-Always take responsability for your results. Analyse your mistakes more than your sucesses.
9-Control your emotions in competition; they can destroy your coordination and wreck your rhythm.
10-Stay self-critical, objective, and open.
11-Trust your trainer and share your current problems with him so that you can resolve your difficulties.
12-Study the physiology of training and the psychology of opponents. Don´t be afraid of experiment!
13-When it seems that nothing can help you, ask a good athlete for help.
14-Choose a goal and aim for it, if you believe that is a possible goal.
15-For a person who believes, there are no limits!
Interessante a quantidade de coisas simples que tão grande Campeão de Esgrima juntou na receita para... o seu Sucesso.
Comentarios
|