João Cordeiro conquistou hoje o seu quarto Título consecutivo de Campeão Nacional de Espada Sénior depois de uma prova exemplar dominada do princípio ao fim. O atirador do Atlântico saiu da fase de poules com o número 1 tendo apenas recebido 3 toques num conjunto de 6 assaltos.
Com entrada direta no quadro 32, Cordeiro venceu o companheiro de equipa Ricardo Rego 15/8, seguindo-se Max Rod EBAI por 15/9. Nos quartos de final e meia final Cordeiro venceu Carvalho CM e Dias AAACM ambos por 15/4 chegando assim à final.
Do outro lado do quadro Candeias também realizava um percurso muito consistente também ele iniciado com uma excelente poule que lhe deu o número 2 à entrada para o quadro de eliminação direta.
No quadro 32 Candeias venceu Catarina SCH 15/4, seguindo-se Hélder Borges APE 15/7 e nos quartos de final Lourenço CESA 15/13. Na meia final Candeias teve pela frente Videira AAACM, que havia afastado Pedro Arede nos quartos de final por 8/7 e o assalto foi de grande equilíbrio chegando-se ao final do tempo com um empate a 10 toques. No minuto da prioridade Candeias esteve mais forte e conquistou o lugar na final frente ao seu colega de Equipa João Cordeiro.
A final, que foi a reedição da final do Nacional de 2011, foi marcada por uma estratégia comum de grande estudo sem correr grandes riscos, o que acabou por levar rapidamente o assalto para o minuto decisivo, por força da aplicação da regra da passividade que obriga o assalto a ser interrompido passando para o período seguinte sempre que se verifica um minuto sem que nenhum atirador toque no seu adversário.
Foi assim que se chegou ao minuto final com os dois atiradores empatados a 0. No início deste minuto Cordeiro entrou forte e ganhou vantagem de dois toques. Candeias ainda aproximou mas Cordeiro conseguiu controlar o jogo vindo a vencer por 8/5.
No setor feminino o destaque vai para a jovem Joana Esteves que conseguiu entrar no quadro de 8 depois de vencer a Campeã Nacional de Juniores Sofia Pereira no quadro 16 sendo afastada por Hermínio GCP que veio a sagrar-se Campeã Nacional.
O Campeonato Nacional teve ainda dois momentos muito especias. Antes da Gala das Finais foram os jovens espadistas da formação do Atlântico a participarem no "Caminho dos Campeões" onde viveram as emoções do seus Ídolos realizando alguns assaltos no palco do Nacional. Durante a Gala foram as Ginastas do Atlântico a brilhar no espetáculo de abertura e de ligação entre as finais.
Amanhã disputam-se as provas pro equipas com o Atlântico a apresentar 7 formações, 4 masculinas e 3 femininas.
Comentarios
|