Cordeiro, Arede e Candeias terminaram hoje a sua participação no Europeu de 2012, conquistando para Portugal o 15º lugar na prova de Espada por Equipas.
A jornada começou bem cedo frente à formação Belga num encontro que dava acesso ao quadro 16, ou seja, à fase da prova onde se disputam todos os lugares da classificação.
Portugal entrou bem ganhando uma vantagem de dois toques e, embora os Belgas tenham empatado no segundo jogo, a formação lusa voltou à liderança por 2/3 toques, diferença que se manteve até ao meio do encontro. Os Belgas aproximaram o marcador para apenas 1 toque de diferença mas Portugal voltou a destacar-se e à entrada para o último assalto já vencia 40 35, vindo depois a fechar 45/38.
Já no quadro 16, Arede, Cordeiro e Candeias tiveram pela frente a França, 1ª cabeça de série da prova. Os Gauleses conseguiram uma vantagem inicial mas não conseguiam fugir no marcador chegando-se ao final do 4º assalto com o resultado 18/20. Na segunda metade do encontro Portugal teve mais dificuldades em suster o jogo da França chegando-se ao final em desvantagem 32/45.
No Encontro para decidir se a formação nacional iria disputar os lugares 9º a 12º ou 13º a 16º, Portugal teve pela frente a equipa da Estónia e, aqui, teve talvez o encontro menos bem conseguido do trio Luso. Muito equilíbrio na primeira ronda com o marcador a registar empate a 11 no final do 3º assalto, mas uma segunda ronda menos positiva deu à Estónia 10 toques de vantagem ao final do 6º jogo (29/19). Nos 7º e 8º assaltos Portugal efetuou uma boa recuperação de 5 toques mas no final a Estónia foi mais forte e venceu por 45/36.
Seguiu-se a formação alemã que esteve na liderança desde o inicio até ao final do 6º assalto, para no 7º assalto chegarmos ao empate a 32 toques. No 8º jogo os germânicos voltaram a tomar a dianteira por 38/35 e no final Portugal terminou em desvantagem com 37/45.
No último encontro do dia, já com os três atiradores bastantes desgastados não só pela duração da prova mas também pelo forte calor presente ao longo destes campeonatos, Portugal defrontou a Letónia para a atribuição dos 15º e 16º lugares. Com exceção da primeira ronda de 3 assaltos, pautada pelo equilíbrio no marcador, Portugal esteve sempre na frente com vantagem de 1/2 toques e no final venceu 45/40 conquistando assim a 15ª posição.
Os espadistas nacionais regressam amanhã ao final do dia a Portugal, estando a chegada prevista para as 20h15.
Comentarios
|