O Desporto tem uma força e uma capacidade para a qual nem sempre estamos despertos na sua plenitude. Sabemos olhá-lo como benéfico em termos de desenvolvimento físico e psíquico das crianças, promotor de disciplina e auto-controlo nos jovens, saudável e retemperador um pouco mais à frente... mas quantas vezes reparamos verdadeiramente na sua capacidade de juntar e promover a partilha de sensações independentemente da idade, motivação ou "estado de espírito"?
Hoje, num mesmo espaço físico juntaram-se inúmeras pessoas. Umas para fazer Ginástica, outras Esgrima, outras ainda as duas coisas, alguns simplesmente para ajudar, outros apenas para desfrutar... Famílias inteiras, amigos isolados, praticantes ambiciosos, outros só para brincar... E seguramente uns mais divertidos, outros preocupados, uns mais passivos, outros animados que isto da vida não corre igual para todos e cada qual lá vai passando pelas dificuldades do dia a dia com as capacidades da sua individualidade.
Mas para o Desporto são todos iguais. Baixa-se a máscara e harmonizam-se gestos escrevendo a história de um novo jogo, toca a música e "pinta-se mais um quadro" com os movimentos do corpo e o manusear dos objectos. Ri-se, chora-se, sentem-se... "coisas". Nos intervalos fala-se do que se fez, relembram-se histórias que por sua vez puxam outras histórias e nos transportam a outras ainda que por vezes já em nada se relacionam com as primeiras. Uns serão Campeões do Mundo, outros "apenas" praticantes, outros ainda "simples" amigos destes... Mas numa manhã como a de hoje brincámos todos no mesmo espaço, suámos cada toque, festejámos cada vitória, lamentámos cada derrota, admirámos o exercício de rítmica do Pedro, Káká e Tomás e enternecemo-nos com as corridas do Migas e da Inês com as Fitas.
Esta é uma amizade especial que recebemos através do Desporto. E que sorte que eu tenho... de praticar Desporto desde pequenino.
Comentarios
|