Como se esperava o Atlântico esteve ao seu melhor nível na primeira experiencia “Pentatlética” do Clube.
O Hipismo foi a primeira prova do dia e do trio do Atlântico formado por Candeias, Milharadas e Frazão, apenas este último podia participar, incluindo os outros dois atletas um conjunto que iria apenas competir nas restantes quatro provas.
Quando o muito público que enchia a bancada da Sociedade Hípica (metade composto pela vasta claque do Atlântico com familiares, esgrimistas e ginastas) já começava a ficar entediado com os percursos imaculados ou com apenas um ou outro toque dos diversos Pentatletas, eis que entrou em pista Nuno Frazão com o extraordinário cavalo Zachari W. Júri saudado, toca a sineta e ao 6º obstáculo, quando tudo indicava que iriamos continuar a assistir a mais um percurso sem história, Frazão brindou a assistência com uma diversidade de situações a explorar as entrelinhas do regulamento, com derrubes, borregos e até uma queda. O nosso atleta voltou sempre à “harmonia” com o quadrupede e mesmo a queimar o excesso de tempo, 2´31´´ para um máximo de 2´32´´, concluiu com 460 pontos de pentatlo.
Seguiu-se a prova de esgrima e o trio do Atlântico entrou determinadíssimo, destacando-se na primeira parte Ricardo Candeias que, de punho Francês, mostrou toda a sua criatividade. Com 32 toques em disputa Frazão terminou em 2º lugar na prova com 28 toques correspondendo a 1168 pontos a apenas um toque de João Cordeiro que venceu a Esgrima. Milharadas com 22 toques foi 3º somando 1000 pontos e Candeias com 20 toques somou 944 pontos.
Na prova de Natação, Frazão conseguiu 784 pontos com 2´48´´ enquanto Milharadas com 4 minutos e Candeias com 4´30´´ só não conseguiram pontos porque a tabela de pontos de pentatlo não compreende a dificuldade de não nadadores percorrerem 200 metros num esforço sem precedentes.
A primeira jornada terminou assim com Frazão na 8ª posição com 2412 pontos, Milharadas 10º com 1000 e Candeias 11º com 944.
A acompanhar o nosso trio de Mosqueteiros esteve o Dártagnan João Cordeiro que, em representação do seu Clube de Pentatlo de sempre – Clube Pentajovem, terminou a primeira jornada na 5ª posição 3116 pontos, depois de uma prova de Hipismo com 892 pontos, Esgrima – 1196 e Natação – 1028.
Amanhã pelas 11h no Estádio Nacional disputa-se a prova de combinado (corrida + tiro) que encerrará o Campeonato Nacional.
A finalizar uma palavra muito especial para a extraordinária claque do Atlântico constituída por esgrimistas, ginastas, familiares e amigos que, à boa maneira do Atlântico encheram a bancada com o seu entusiasmo, impulsionando os nossos atletas para além dos seus limites.
Comentarios
|