The Wasp |
Diário do Nuno |
Escrito por Nuno Frazão |
Domingo, 02 Setembro 2012 16:29 |
Há quem diga que as lágrimas são de tristeza ou alegria, mas existem uns outros momentos em que elas fogem dos olhos para brindar uma emoção que mistura as duas.
No minuto 49 deste vídeo dos Jogos Olímpicos de Londres - http://www.youtube.com/watch?v=L8W5emi0PPM&feature=relmfu , assistimos à despedida aos 40 anos da espadista Francesa Laura Flessel de uma carreira brilhante que marcou a história da Esgrima em várias páginas. Campeã Olímpica em Atlanta 1996 na estreia da Espada Feminina no programa Olímpico, somou mais 2 medalhas individuais no maior evento desportivo do Planeta conquistando Prata em 2004 e Bronze em 2000, para além dos desempenhos em Campeonatos do Mundo com Ouro em 1998 e 1999, Prata em 2001 e Bronze em 1995, 2005 e 2006 e em Europeus com Ouro em 2007 e Bronze em 2009 e 2010. O “segredo” do seu sucesso? Talvez tenhamos que o procurar nos bastidores escondidos nas Salas de treino. Partilhando um almoço em Formia com a equipa técnica Italiana e o Mestre Levavasseur, antigo treinador de Flessel, contava-me ele que nunca tinha treinado nenhum atleta masculino ou feminino com tanta vontade de vencer como Flessel. Segundo Levavasseur não havia tarefa do treino em nenhum dia dos muitos em que a orientou onde ela não quisesse ganhar todas as tarefas propostas, desde os deslocamentos aos assaltos, passando pelas tarefas físicas e na própria lição. Dizia até não recordar um único dia onde tivesse culminado um treino com uma derrota. Se a tarefa terminava com o insucesso? Era garantido que ela a iria repetir. Na sequência das palavras do Mestre Levavasseur aqui ficam duas notas interessantes para quem tiver oportunidade de rever assaltos de Flessel e algumas das suas Lições (agora já só em gravações):
Laura Flessel. Uma Senhora das pistas que um dia foi apelidada de – The Wasp. Comentarios (0)Escreva seu ComentarioVoce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta
|