facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Pelo menos 200 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Voltando ainda um pouco ao passado fim-de-semana e mais concretamente ao desafio - Pelo menos 100 - que juntou nas bancadas do Pavilhão do Benfica um numeroso conjunto de pessoas, proporcionando um invulgar apoio do público nas provas de Esgrima em Portugal, gostaria de abordar o tema das capacidades e dos limites.
Todos nós temos o hábito de reunir com facilidade um conjunto de factores que justificam o porquê de não termos alcançado algo que pretendíamos. Este fenómeno passa-se desde as coisas mais pequenas e insignificantes até às grandes situações das nossas vidas.
É fácil justificar um pequeno atraso junto de um amigo com quem combinámos passar a tarde na praia, quando de facto ficámos retidos numa avaria nos transportes. O que é difícil entender é que se essa tarde de praia estivesse agendada para o Brasil, essa mesma pessoa sairia para o aeroporto com a antecedência necessária de forma a que, caso tivesse uma avaria nos transportes, conseguisse arranjar uma alternativa e chegar junto do seu amigo a horas, não perdendo assim o avião.
É fácil justificar o insucesso desportivo à luz da falta de condições, da falta de apoios, da falta de nível competitivo, etc. O que é difícil entender é porque não esgotamos os poucos recursos que temos até ao limite das suas capacidades, para então sim sentirmos os verdadeiros efeitos da falta daquilo que não temos.
O desafio - Pelo menos 100 - tinha várias justificações fáceis para não correr bem. Fim-de-semana de sol convidativo a uns belos mergulhos na praia, altura de testes escolares com estudo para pôr em dia e ainda por cima Rock in Rio no seu melhor. Mas o que é facto é que muita gente conseguiu ser... um dos 100.
Um dia aconteceu-me uma coisa interessante como professor do núcleo de Esgrima do Desporto Escolar na Manuel da Maia. Tínhamos prova no Estádio Universitário e lá combinámos o encontro à porta da Escola para as 7h desse sábado para então seguirmos todos juntos. Cheguei um pouco antes das 7h e já lá estavam uns quantos miúdos. Um deles era o Muamed Baldé, um entusiasta que vivia lá para os lados de Almada. Depois de os cumprimentar disse-me ele todo acelerado - "professor, professor... eu já estive a treinar"... "enquanto a minha mãe preparava o pequeno almoço eu fui treinando com uma régua". Enquanto falava ia articulando uns afundos e umas estocadas dando vida às suas próprias frases. Lembro-me de ter olhado para o relógio e pensado - "Se agora são 7h e ele veio do outro lado e de transportes... este treino passou-se lá para as 5h30/6h. Fantástico. E nem teve problemas com o material, 40 cm de régua serviram perfeitamente". Com 5 minutos de atraso lá chegou o último do grupo, que vivia mesmo na rua da Escola e que, quando questionado face ao seu atraso lá resmungou - "... eh stor... isto ao sábado não dá...".E lá fomos.
Na minha opinião, as nossas capacidades têm limites. Onde não há limites é na vontade de fazer mais pelo aumento dessas mesmas capacidades. Provavelmente os limites das minhas capacidades não me deixaram ser Campeão do Mundo, mas isso só é verdade se de facto me aproximei desses mesmos limites, fazendo tudo a cada dia para melhorar.
As situações extremas são o exemplo claro de como andamos longe dos limites das nossas capacidades. Basta observar as grandes catástrofes para ver como o ser humano se supera quando é levado ao limite. Tempos incríveis de sobrevivência de pessoas resgatadas de escombros muitos dias depois dos sismos, distancias enormes de deslocação a pé por parte dos refugiados de diversos países e tantos outros exemplos na fronteira do limiar das capacidades Humanas.
Dos Atletas só se pode exigir um ilimitado empenho para cada dia serem melhores e assim justificarem, não o nosso esforço, mas o Seu Esforço. Não a nossa ambição, mas a Sua Ambição. Não o nosso sonho, mas o Seu Sonho.
Nós só os podemos ajudar, nada mais. Eles é que têm que dar... pelo menos 200... por cento (%).

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Agosto 2021 Setembro 2021 Outubro 2021
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados