Apurados que estão os últimos Campeões Nacionais de 2006 a época aproxima-se agora a grande velocidade do seu términos. Próximo sábado encerra-se o Circuito de Seniores e 15 dias mais tarde as sempre animadas finais dos Circuitos Infantil e Juvenil, com a miudagem a esgrimir o seu talento na Nave de Espinho.
Aproxima-se a hora dos balanços, de reajustar caminhos e consolidar objectivos. Saborear as vitórias, digerir as derrotas, reconhecer os erros, aceitar os momentos em que fomos menos fortes e preparar o Futuro. Um Futuro que alimente o sonho de cada um, para que as alegrias sejam maiores que as tristezas, as forças maiores que as fraquezas e as dúvidas menores que as certezas.
Quem me conhece sabe bem o quanto adoro a Competição (já assim era como jogador e nesse campo nada mudou como treinador) e sei bem as dificuldades de quem lá anda. Nem todos aguentamos os altos e baixos, os desaires, as frustrações, os sacrifícios, as lesões... Mas o desporto de Competição é isto mesmo... e é igual para todos, desde os medianos aos grandes Campeões. Não mais que algumas vitórias semeadas num mar de prestações aquém das expectativas.
O que não devemos esquecer é que tudo isto só faz sentido enquanto nos dá prazer. Enquanto não se torna penoso. Enquanto cada um, dentro da sua individualidade, achar que quer estar sujeito a este tipo de desafio. Enquanto fizer sentido para vocês... faz sentido para mim.
... e já agora que ninguém nos ouve, até porque está tudo a festejar a vitória futebolística sobre Angola apesar do jogo ter sido fraquito (digo eu exercendo o tal direito de treinador de bancada), vou aproveitar que na próxima semana é o Torneio de Encerramento, vou procurar as minhas meias às riscas, pedir uma espada emprestada à Celina e juntar-me aos meus comparsas nesta festa final. Não esperem grandes desempenhos, que isto do treino não faz falta só aos outros, mas cuidem-se porque não vou lá para brincar. "Prá" semana... jogo eu.
Comentarios
 |