A tarde de sábado dia 15 foi mais um momento desportivo de grande entusiasmo com 45 jovens espadistas com idades entre os 9 e 12 anos a mostrarem que o futuro está bem entregue.
Cumprindo o formato das 3 provas que compõe este Circuito a 2ª Etapa começou com um aquecimento coletivo orientado pelo Professor Ricardo Candeias onde os 45 atiradores realizaram um período de mobilização articular, seguindo-se o já tradicional “jogo da apanhada” onde os árbitros abarcam a difícil tarefa de tentar apanhar os atletas. O aquecimento avançou para os exercícios com corda e, a terminar, breves instantes de jogo.
Enquanto na 1ª Etapa do Circuito o objetivo foi transmitir a importância do “Toque”, sendo todos os assaltos disputados a um só toque, na 2ª Etapa o objetivo era proporcionar o contacto direto com o formato tradicional de uma prova de esgrima. Os atiradores foram assim distribuídos em 3 poules de 8 jogadores e 3 poules de 7, disputando assaltos de 4 toques no máximo de 2 minutos.
Após a ordenação forma formados quadros de eliminação direta, discutindo os atiradores, também em assaltos a 4 toques, 3 jogos que definiram a classificação final.
A fechar a jornada e apesar dos 3 primeiros lugares terem sido conquistados por Filipe Frazão – Atlântico; Sebastião Lima – Atlântico e Lourenço Durão – Pentajovem, todos saíram vencedores subindo ao lugar mais alto do pódio para receberem das mãos dos Campeões Nacionais Seniores – Arede, Cordeiro e Candeias – os seus diplomas de participação.
Um especial agradecimento ao Colégio Militar que se associou a esta iniciativa do Atlântico sendo anfitrião nesta 2ª Etapa, à Federação Portuguesa de Esgrima, pelo apoio prestado na condução da prova através do Diretor Técnico Nacional Miguel Machado e aos árbitros – Jaime, Bárbara, Catarina, Inês, Salvador, Frederico e Francisco – que contribuíram de forma determinante para o bom desenrolar da prova.
Uma palavra ainda para os muitos familiares e amigos que encheram as bancadas do pavilhão apoiando os jovens atletas.




(veja mais Fotografias no Albúm da prova na página do Facebook do Atlântico)
Comentarios
 |