João Cordeiro voltou à sua melhor esgrima no Grande Prémio de Berna terminado em 27º entre os 160 participantes.
Depois de uma primeira jornada de sábado onde, com 5 vitórias e 1 derrota na poule, passou diretamente ao quadro principal, João Cordeiro realizou uma segunda jornada “Olímpica” com dois assaltos de grande nível.
No quadro 64 o atirador do Atlântico teve pela frente o Italiano Tagliariol, Campeão Olímpico em Pequim 2008. Se a tarefa já era complicada, o rumo inicial do assalto tornou tudo ainda mais difícil, com Cordeiro a não entrar muito bem e a ficar em desvantagem 3/7 ainda no primeiro período. Durante o segundo período a tendência do assalto manteve-se com o marcador a registar 5/10 e 9/13.
Com muita prudência Cordeiro recuperou à entrada do terceiro período, chegando a estar 12/13 mas , com um toque simultâneo o marcador registava 13714 a 22 segundos do final.
Cordeiro nunca baixou os braços e com apenas 6 segundos por jogar igualou a 14 toques levando o assalto para a prioridade. Na fase decisiva do assalto o atirador do Atlântico foi mais forte e afastou Taglioriol seguindo para o quadro 32.
Afastado que estava o Campeão Olímpico de 2008, Cordeiro tinha agora pela frente o Campeão Olímpico de 2012, o Venezuelano Limardo.
Ao contrário do assalto frente a Tagliariol, o assalto com Limardo foi pautado por um grande equilíbrio ao longo dos 3 períodos com 3/2 no final dos primeiros 3 minutos, 8/8 ao fim dos segundos e 13/13 no final do último período embora, mais uma vez, tenha sido necessário empatar mesmo ao cair do pano, desta feita quando já só faltavam 4 segundos e Limardo liderava por um toque.
No minuto da prioridade Cordeiro acabou por ser “traído” pela muita vontade de sair vencedor do assalto e, embora tivesse definido um projeto para construir uma situação de parada/resposta, acabou por atacar logo nos primeiros segundos, recebendo um contra-ataque de Limardo e perdendo assim por 13/14.
Em Berna estiveram também Pedro Arede que veio a terminar em 91º depois de na primeira jornada ter passado a poule com 3v e 2d, afastado o Israelita Ido Aljenstad 10/9 perdendo no acesso ao quadro principal ante o venezuelano Orzosco 10/15 e Ricardo Candeias que com uma vitória na poule não conseguiu avançar para a fase seguinte terminando em 152º.
A Seleção Nacional contou ainda com Max Rod que terminou na 106 posição (3v e 3d e d12/15 Song).
Comentarios
|