João Cordeiro conquistou esta tarde pela quinta vez consecutiva o Título de Campeão Nacional de Espada Sénior, Penta-campeonato este (2009 a 2013) que junta ao Título conquistado em 2007.
Entrou na prova com o nº1 dada a condição de líder do Ranking Nacional, saiu da fase de poules em primeiro tendo somado por vitórias todos os assaltos disputados e ganhou o lugar nas finais da tarde depois de afastar Vieira GCP, Ribeiro GCP e João Gomes AEJG.
A meia final juntou Cordeiro ao seu colega de equipa Candeias num assalto que mais não era do que a reedição das finalíssimas dos Nacionais de 2011 e 2012. Previa-se um assalto muito equilibrado, o que se veio a confirmar. Uma primeira fase muito cautelosa dos dois atiradores sem ninguém a querer correr riscos, seguindo-se um período de superioridade de Candeias que manteve uma vantagem de 1/2 toques quase até ao final, altura em que Cordeiro empatou e os dois atiradores avançaram para o minuto da prioridade empatados a 6 toques. No toque decisivo Cordeiro foi mais forte e passou à finalíssima onde teve pela frente o jovem Max Rod EBAI.
A final foi mais um assalto muito bem disputado onde Cordeiro cedo assumiu a liderança mantendo uma vantagem de 2/3 toques chegando ao final do 2º período com 14/10. Alguma ansiedade para fechar o encontro e uma boa recuperação de Rod permitiram que o marcador ainda progredisse até 14/13 mas um toque duplo permitiu a Cordeiro sair vencedor de mais um Campeonato Nacional.
Ricardo Candeias conquistou o Bronze depois de em 2011 e 2012 ter se sagrado Vice-Campeão numa prova onde, à semelhança dos últimos dois anos, esteve em excelente nível perdendo apenas para Cordeiro.
Destaque ainda para o 5º lugar de Miguel Teixeira que esteve também muito bem ao longo de toda a competição perdendo já no assalto de acesso às medalhas frente a Rod.
Pequito 12º, Arede 15º, Bourbon 16º, Fidalgo 17º, Morna 18º, Pegado 19º, Oliveira 20º, Faria 22º, Cabral 30º, Lima 36º, Correia 38º, Dias 40º e Cruz 41º completaram a participação do Atlântico.
No setor feminino Bárbara Cardozo foi a melhor do Atlântico ao concluir em 8º lugar perdendo nos quartos de final frente a Inês Hermínio GCP que viria a sagrar-se Campeã Nacional.
Catarina Ferreira 14ª, Maria Carmo Arede 18ª e Joana Esteves 19ª completaram a participação do Atlântico.
A jornada de hoje ficou ainda marcada pelo espetáculo da Gala das Finais onde, para além dos assaltos decisivos para as atribuições dos Títulos de Campeão Nacional, o muito público que encheu as bancadas do pavilhão vibrou com as exibições das Classes de Ginástica Rítmica do Atlântico envolvendo cerca de 50 atletas e assistiu a um momento único que junto várias gerações de esgrimistas num assalto de homenagem a José Amado Fernandes, figura ímpar da esgrima nacional falecido este ano.
Comentarios
|