Se abrirmos o site oficial da Federação Italiana de Esgrima verificamos que no dia 13 de Setembro terá lugar uma competição entre as equipas Húngara e Italiana de espada. Este é um evento que se realiza já há alguns anos e que junta duas potências da Espada Mundial num estágio de preparação culminando com esta Competição.
A cooperação internacional entre equipas na preparação dos seus melhores atletas não é novidade. Enquanto fomos enquadrados pelo Mestre Horvath muitos foram os estágios que realizámos na Hungria junto de grandes atiradores como o actual Campeão da Europa Kovacs ou o Medalha de Bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta Imre. Lembro-me até de um desses estágios onde eu e o Bruno permanecemos uma semana em Budapeste e vimos chegar a delegação Italiana de Espada (8 rapazes, 8 raparigas, 3 técnicos e um fisioterapeuta) que vinha para uns dias de trabalho conjunto e uma Gala de Equipas entre os dois Países.
Aqui bem ao lado, os nossos vizinhos Espanhóis também iniciaram um projecto de cooperação com a equipa de Espada Alemã, efectuando estágios conjuntos num e noutro País. Estes momentos de trabalho são uma mais valia para todos os intervenientes, como puderam observar o Káká, Miguel e Tomás quando tiveram a possibilidade de treinar num destes estágios em Madrid.
Outros Países, nomeadamente os do centro da Europa, aproveitam a sua posição geográfica e juntam-se com os seus vizinhos em determinados momentos para se tornarem mais fortes.
Pelos vistos ninguém tem segredos a esconder e todos sabem que mesmo os mais fortes só o continuarão a ser se trabalharem alguns períodos junto dos mais fortes.
E nós Portugueses?... Sozinhos até quando?
Comentarios
 |