Excelente desempenho dos atiradores do Atlântico na deslocação à Corunha para a 3ª Etapa do Circuito da Federação Galega de Esgrima.
15 atletas, 2 treinadores, 1 condutor/pai e 1 família constituíram a maior delegação de sempre do Atlântico além-fronteiras, “invadindo” o norte de Espanha com grande entusiasmo e determinação num misto de gerações de esgrimistas dada a existência de dois escalões em competição – Sub 15 e Seniores.
Logo pela manhã os mais novos abriram caminho àquela que viria a ser uma grande jornada para as cores do Atlântico.
No setor feminino sub15, Leonor Castelo efetuou uma caminhada segura até à final com uma esgrima alegre e desinibida, sendo apenas travada por Rey Fernandez conquistando assim o segundo lugar do pódio enquanto, no setor masculino, o jovem quinteto do Atlântico colocava-se todo entre os 8 primeiros numa prova composta por 21 atiradores. Os quartos de final ditaram dois confrontos entre colegas de equipa com Filipe a vencer o assalto entre os irmãos Frazão e Sebastião Lima a afastar o companheiro Tomás Sernadas passando assim às meias finais. Do outro lado do quadro, um equilibradíssimo assalto entre Tiago Bolaños e Rama Blanco terminava favorável ao espanhol deixando Bolaños no 5º lugar da geral.
Nas meias-finais outro encontro entre “Atlânticos” com Sebastião Lima a passar à final vencendo Filipe Frazão por 15/14.
Na final, o jovem Lima (ainda Infantil) foi um gigante frente a Rama Blanco, liderando quase a totalidade do assalto, vindo apenas a perder já nos momentos finais conquistando assim o segundo lugar.
Ao início da tarde foram os seniores a entrar em pista, acompanhados por Leonor Castelo, Sebastião Lima e Filipe Frazão que, com a sua classificação nos 4 primeiros da manhã haviam conquistado o acesso à segunda prova.
No setor feminino, com 31 atiradoras em prova, Bárbara Cardozo voltou a estar ao seu melhor nível. Realizou uma poule consistente, apesar de ter perdido um jogo, e foi crescendo ao longo da eliminação direta aumentando a confiança nas suas ações. Passo a passo foi caminhando até chegar à final, assalto que esteve muito equilibrado até aos 10 toques, momento a partir do qual a jovem atiradora do Atlântico conseguiu redescobrir a “velha Bárbara”, determinada na luta por cada toque, vencendo assim a terceira final do dia.
Joana Esteves concluiu na 7ª posição, Catarina Nunes 15ª e Leonor Castelo 20ª.
No setor masculino 45 atiradores iniciaram a prova e, terminada a fase de poules, Pedro Arede já liderava, com João Morna e Jaime Fidalgo a concluírem também as suas poules só com vitórias. Sebastião Lima, apesar de mais um belíssimo desempenho não passou a fase de poules, Salvador Bruschy, João Pedro Faria e Frederico Lima passaram diretos ao quadro 32 onde se juntou mais tarde Filipe Frazão depois de 2 vitórias na poule e vitória no quadro 64.
Bruschy e Frazão concluíram no quadro 32, Faria nos 16 e aos quartos de final chegavam Arede, Fidalgo, Morna e um surpreendente Frederico Lima determinadíssimo em meter-se entre os primeiros.
Tal como de manhã entre os mais novos, também nos seniores os quartos de final juntaram dois “Atlânticos” com Fidalgo a afastar Morna, enquanto no topo do quadro Arede seguia o seu trajeto com muita segurança rumo à final e do outro lado Frederico Lima demonstrava que não estava naquela fase por acaso e, com um assalto irrepreensível afastou o seu opositor por 15/11 alcançando o acesso à meia-final onde veio a perder face ao Cubano Amauris.
Estava assim guardado para a final o grande jogo da jornada, opondo os dois atiradores mais cotados. E que bem esteve Arede demonstrando todo o seu valor liderando desde o início com uma esgrima variada e segura expressa nuns 15/8 finais que deram ao Atlântico a segunda vitória do dia.
Todo o grupo está de parabéns e agora o período é de breve descanso para, já no dia 21 todos estarem de regresso aos treinos para a preparação dos Nacionais de iniciados e Seniores.
A fechar um agradecimento especial ao Félix Bolaños pelo apoio e a disponibilidade de sempre e, claro, à Família Sernadas.
Comentarios
|