facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
O verdadeiro segredo do Treino PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão   
Terça, 15 Abril 2014 08:57

O auditório estava repleto e não era para menos. O Professor Moniz Pereira era o convidado de luxo do regente da cadeira de Metodologia do Treino e, depois daquela tarde, nunca mais voltaríamos a olhar o desporto da mesma maneira. segredo

Moniz Pereira, para além da arte do treino, dominava como ninguém as palavras. Com elas dava vida às histórias com que ilustrava o conhecimento cientifico que ali o tinha trazido até nós. Eram tão reais, que por breves momentos sentíamo-nos como se também nós estivéssemos a assistir em direto a cada história.

Foi uma tarde inolvidável. Um Curso dentro do próprio Curso.

A certa altura a conversa derivou para o meio-fundo e fundo e para os “segredos do treino”. Ao silêncio existente na plateia acrescentou-se a total ausência de ruido como que à espera do privilégio de ficar a conhecer os métodos secretos que tanto fizeram andar atletas como Mamede e Lopes e que deram a Moniz Pereira o título de “Pai do meio-fundo e fundo”.

“Sabem qual é o verdadeiro segredo do treino? Pois o verdadeiro segredo do treino são… as pausas. Os intervalos”.

(Por breves instantes os ombros junto às orelhas num tronco ligeiramente inclinado à frente de olhos arregalados… baixaram num expirar desconfiado).

“São as pausas meus amigos. Os descansos. As cargas, os tempos, as distâncias, 10x disto, 20x daquilo, estão descritos em todos os livros. Aí não há segredos. Agora quanto descansar entre cada coisa daquelas. Quantas delas fazer em dias seguidos ou no próprio dia… esse é que é o verdadeiro segredo do treino. Descobrir o tempo que cada pessoa necessita, física e psicologicamente, para absorver o trabalho e avançar para o patamar seguinte.”

Nos últimos 9 dias realizámos uma prova nacional – 5 de Abril – um estágio – 9 a 11 de Abril – e uma prova internacional – 13 de Abril. Agora chegou a vez da pausa. O momento para absorver o trabalho e dar espaço ao patamar seguinte.

…numa aplicação prática do discípulo, dos ensinamentos do Professor.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Julho 2018 Agosto 2018 Setembro 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados