Excelente prestação de João Cordeiro em Moscovo terminando no 29º lugar no Campeonato do Mundo, classificação que lhe permitiu duplicar os seus pontos no Ranking Mundial e reentrar no top 100.
Depois de um primeiro dia com um desempenho de alto nível que lhe permitiu atingir pela primeira vez o Quadro Principal do Mundial, Cordeiro tinha pela frente a difícil tarefa de defrontar o Alemão Fiedler, atleta muito experiente que conta no seu palmarés, entre outros resultados de destaque, com o título de Campeão da Europa individual em 2011 e 2013 e o Bronze por equipas nos Jogos Olímpicos de 2004.
Fiedler entrou muito forte e dominou completamente o primeiro período do jogo chegando ao intervalo a vencer 4/1.
Cordeiro efetuou algumas alterações táticas que cedo surtiram efeito permitindo ao atirador do Atlântico reequilibrar o marcador fazendo um segundo período muito bom que terminou com o empate a 6 toques. No terceiro período a pressão no jogo aumentou e Cordeiro conseguiu assumir a liderança do marcador, situação que se foi mantendo com 1 a 2 toques de vantagem até ao momento decisivo a 50 segundos do fim com o marcador 13/12. Cordeiro executa um ataque e Fiedler uma parada e com os dois atiradores muito próximos um do outro acendem-se as duas luzes assinalando um toque duplo que colocaria o marcador em 14/13. Antes que o árbitro validasse os dois toques, Fiedler prontamente informou que o seu toque tinha sido acidentalmente no seu próprio corpo, pelo que apenas deveria ser considerado o toque de Cordeiro. O árbitro ainda hesitou mas o Alemão insistiu e o marcador ficou 14/12. Fiedler ainda fez o 13º toque mas logo Cordeiro fechou o assalto com uma parada resposta e a conquista do 15º toque.
No quadro 32 o opositor foi o Coreano Kweon. O jogo foi extremamente tático com Kweon sempre muito fechado na defesa. O primeiro período terminou 0/0 e o segundo 0/1. No terceiro período Cordeiro ainda chegou ao empate a 2 toques com 2 minutos ainda por jogar. O Coreano adiantou-se novamente por um toque, situação que se manteve até ao último minuto. Nesta fase Cordeiro teve que arriscar um pouco mais e ficou a perder por 3/5. Com poucos segundos pela frente tudo fez para voltar ao empate mas o tempo chegaria ao final com o resultado 6/9 e a obtenção de um excelente 29º lugar.
Cordeiro termina assim a época 2014/2015 com duas classificações ao mais alto nível atingindo o Quadro 32 nos Campeonatos da Europa (27º) e do Mundo (29º), registos que dão muito boas indicações face ao grande objetivo de alcançar a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016.
Comentarios
 |