Excelente desempenho de Pedro Arede na primeira jornada do Grande Prémio de Budapeste, prova pontuável para o Ranking Mundial de Espada Sénior, qualificando-se para o quadro principal de 64.
Com 280 atiradores em prova o primeiro dia foi bastante longo. Na fase de poules Arede conquistou 4 vitórias em 6 assaltos o que lhe permitiu não só a qualificação para a fase de eliminação direta como ultrapassar o primeiro quadro na condição de isento.
Na segunda ronda o atirador do Atlântico defrontou o Húngaro Déake e, apesar da margem mínima no final do encontro, 15/14, Arede esteve sempre no comando e controlou muito bem os momentos decisivos.
No último assalto para chegar ao quadro principal Arede teve pela frente o Italiano Cimini, jogador que havia na ronda anterior afastado o Campeão do Mundo de 2011, o também Italiano Pizzo.
Arede entrou forte e adiantou-se 3/0. Cimini equilibrou e chegou mesmo a tomar a dianteira colocando o resultado em 6/8, mas Arede nunca baixou os braços e recuperou a vantagem não mais a perdendo até aos 15/12 finais.
João Cordeiro iniciou a prova muito bem com uma poule onde registou 4 vitórias e 1 derrota o que lhe deu uma entrada direta na segunda ronda de eliminação direta. Nessa fase, Cordeiro teve pela frente o Húngaro Cho. Não entrou bem, chegando a estar a perder 1/5 mas equilibrou a partida no segundo período logrando empatar a 5 toques. Cho voltou a adiantar-se e, na parte final esteve mais forte, ficando Cordeiro pelo caminho com 10/15 e o 111º lugar da geral.
Em prova esteve ainda outro português, Max Rod, que concluiu na 95ª posição.
Amanhã, Arede entra em prova às 9h30 (hora local) frente ao nº 8 do Ranking Mundial, o Suiço Kauter.
Comentarios
|