Fantástico desempenho dos jovens espadistas do Atlântico nos Nacionais de Cadetes disputados este fim-de-semana em Viana do Castelo com a conquista de todos os lugares do pódio na prova de espada individual masculina:
Miguel Frazão – Campeão Nacional
Filipe Frazão – Vice-campeão Nacional
Tomás Sernadas e Sebastião Lima – Medalhas de Bronze
Juntando no domingo o Título de Campeões Nacionais por Equipas com o quarteto formado por Sernadas, Lima e os irmãos Frazão.
No sábado, na prova individual, o quarteto do Atlântico ultrapassou a fase de poules com segurança, com resultados que separaram Lima, Sernadas e Frazões no quadro de eliminação direta não permitindo que se defrontassem entre si a não ser que chegassem às meias-finais.
Todos foram ultrapassando quadro após quadro os seus opositores com diferenças expressivas no marcador, até chegar aos quartos-de-final, momento decisivo onde se discutia o acesso Às meias-finais e, consequentemente, à discussão das medalhas.
Sernadas foi o primeiro a terminar o seu assalto frente a Correia CST vencendo 15/7, juntando-se logo de seguida Lima com vitória 15/11 frente a Salgado AEJG, para logo se juntarem os companheiros Miguel Frazão, 15/6 frente a Relvas CST e os seu irmão Filipe, 15/8 ante Fernandes CST.
Nas meias-finais, Filipe Frazão defrontou Sebastião Lima enquanto Miguel Frazão tinha pela frente Tomás Sernadas. Em ambos os assaltos o resultado foi 15/9 a favor dos irmãos Frazão que disputaram entre si o Título de Campeão Nacional.
Muito equilíbrio até ao meio do assalto com o marcador a registar 7/7 para depois Miguel tomar a liderança. Filipe tudo fez para voltar à discussão do assalto mas o seu irmão esteve mais forte vencendo por 15/11.
Em prova estiveram ainda mais 4 jovens espadistas de meias às riscas, a ganhar experiência junto dos companheiros mais velhos. Diogo Cruz foi 21º, Frederic Louro 28º, António Peixoto 33º e Mateus Correia 39º.
Na prova feminina o Atlântico fez alinhar Teresa Ramalho e Marta Luís, duas jovens atiradoras que estiveram também bastante bem alcançando 2 vitórias na fase de poules destacando-se ainda Teresa Ramalho no assalto do quadro 16 onde defrontou Alves AAACM, que viria a sagrar-se Campeã Nacional, perdendo na prioridade por 6/7.
Teresa Ramalho terminou em 15º e Marta Luís em 18º.
No domingo foi a vez da competição por equipas. Com 9 formações em prova, coube à equipa 2 do Atlântico, formada por Cruz, Louro, Peixoto e Correia, disputar o assalto do quadro 16 frente à AEJG. A experiente equipa adversária foi superior e venceu 45/16.
Nos quartos-de-final a equipa 1 do Atlântico – Frazão, Frazão, Lima e Sernadas – teve pela frente a AEJG. Os encontros entre estes dois Clubes são já um “clássico” em nacionais e sempre pautados pelo equilíbrio.
Hoje não foi diferente e, no final do quarto jogo o marcador era favorável ao Atlântico 16/15. No 5º assalto a nossa equipa destacou-se para 25/18, vantagem que não mais se encurtou até aos 45/32 finais.
Na meia-final, frente ao Colégio Militar, uma vitória segura por 45/17 e, na final, frente ao Colégio S. Tomás, mais uma excelente exibição do quarteto do Atlântico levou o marcador até aos 45/24 e à consequente conquista do Título de Campeões Nacionais por Equipas.
Comentarios
 |