Chegaram ao fim os Campeonatos da Europa de Cadetes e Juniores – Sochi 2018, prova onde o Atlântico teve 6 espadistas em defesa das cores nacionais.
Filipe Frazão com um 16º lugar em Cadetes e João Cruz com um 26º em Juniores foram os atiradores em maior destaque.
Foram os mais novos os primeiros a entrar em ação, com a prova individual de cadetes, da qual se escreveu no fim da jornada:
“Jornada "dura", como se impõe num Campeonato da Europa, num misto de emoções que nos leva de um pico ao outro em breves instantes.
Começar a ganhar, com a primeira vitória do Sernadas, para depois averbarmos 9 derrotas seguidas q colocavam o Filipe à beira da eliminação na poule.
Depois novo folgo com mais vitórias, com o sabor amargo de deixar o Miguel no primeiro lugar dos não apurados.
Entrar na eliminação direta a perder o Sebastião, mas por outro lado seguir para os 64 c o Filipe e o Tomás.
Perder o Tomás frente ao italiano numero 1 na prova mas ter o Filipe a eliminar o primeiro Russo num apertado 15/14.
Enfrentar o número 3 do ranking internacional, Favre, e abrir com 6/1 rumo a uma vitoria 15/9 que nos levava ao quadro 16.
Voltarmos ao embate c a Rússia e , em mais um brilhante assalto, termos o Filipe c 14/13 a discutir a entrada nos assaltos de acesso às medalhas... aqui o russo foi mais forte e virou para 15/14, só vindo a perder na final.
Ficava-nos um excelente 16o lugar, de igual para igual entre os melhores dos melhores.
No fim do dia olhámos para o pódio, c os vencedores lá no alto deste ringue olímpico. É ali que queremos estar.
Estamos mais perto. Cada vez mais perto.
E se um dia, bem lá mais para a frente, a história não nos reservar mais do que, "apenas", chegar perto, garanto-vos q "só" a viagem por todo este percurso é uma medalha de verdadeiros campeões e um orgulho para todos.”
Dois dias depois voltámos à pista para a prova de equipas de cadetes e, apesar de nos termos batido até ao final frente à Bielorrússia, fomos afastados por 36/41, tendo a descrição do encontro sido:
“Terminou para nós o Europeu.
Não conseguimos ultrapassar a Bielorrússia e finalizamos assim em 17o.
Começamos na frente com 4/3 mas depois o adversário adiantou-se - 8/10 e 11/15. Nos 3 assaltos seguintes fomos recuperando passo a passo - 14/17, 17/19 e 18/19. No sétimo jogo voltaram a fugir - 21/25 e no penúltimo chegamos a estar a 2 toques mas voltaram a fugir 24/28. No último voltamos a encostar a 2 pontos, mas no fim eles foram mais fortes e perdemos 36/41.
Concluímos assim a participação dos cadetes no Europeu. Agora é regressar a casa e aproveitar as 4 semanas que faltam para o mundial para corrigir e consolidar.”
Terminado o Campeonato de Cadetes teve início o de Juniores e João Cruz e Tiago Bolaños foram os nossos representantes na prova individual de espada, jornada que ficou registada desta forma:
“João Cruz termina Europeu de Juniores em 26º lugar.
O atirador do Atlântico alcançou mais um lugar de destaque no Campeonato da Europa de Juniores que está a decorrer em Sochi.
Com 91 atiradores à entrada para a prova de espada, Cruz passou a fase de poules com 4 vitórias e 2 derrotas, desempenho que o colocou diretamente no quadro 64.
Nesta fase ultrapassou com segurança o Lituano Kalininas por 15/8, vindo depois a perder frente ao Sueco Flygare 10/15.
Tiago Bolaños, com 2 vitórias na poule, foi o primeiro atleta eliminado na fase de poules, concluindo em 69º.”
Muitos parabéns a todos.
Comentarios
 |