João Cordeiro liderou a participação nacional no Grande Prémio de Berna, classificando-se em 46º entre os 286 participantes, desempenho que lhe permitiu amealhar 2 pontos para o Ranking Mundial.
Cordeiro realizou uma poule imaculada, vencendo todos os seus adversários, o que lhe deu a 11ª posição da geral, apurando-o directamente para o quadro principal de 64.
Já no sábado, o seu adversário foi o Suíço, Steffen, 26º classificado no Ranking Mundial. Entrou melhor o Helvético, adiantando-se no marcador mas, pouco a pouco, Cordeiro foi equilibrando o assalto empatando a 10 toques. Nesta fase logrou mesmo passar para a liderança por 11/10 mas o Suíço conseguiu anular a desvantagem e voltou para a frente, vindo o assalto a terminar 12/15.
Sem passagem direta para o quadro principal, mas ultrapassando a fase de poules com 2 vitórias e 4 derrotas estiveram Pedro Arede e Vasco Lourenço.
Ambos ultrapassaram os seus adversários Suíços no quadro 256. Arede por 15/13 frente a Dagani e Lourenço por 15/11 frente a Sponga.
No quadro 128 Lourenço viria a ser afastado pelo Russo Bida por 6/15 mas Arede voltava a vencer, desta vez o Ucraniano Sych por 15/10.
No derradeiro assalto para aceder ao quadro principal Arede teve pela frente Fong de Hong-Kong. Muito equilíbrio e prudencia dos dois jogadores ao longo de todo o assalto levaram o encontro para o último minuto com 1/2. Arede teve que arriscar e Fong distanciou-se. Os últimos momentos foram de muita luta para procurar voltar a recuperar mas os toques sucederam-se para Fong e, 6/15 deixou Arede na 95ª posição, somando 1 ponto para o ranking Mundial.
Ricardo Candeias obteve apenas uma vitória na poule o que não lhe permitiu avançar para a fase de eliminação direta.
Comentarios
|