Este fim de semana teve lugar uma competição do circuito espanhol de seniores, onde Miguel Frazão alcançou a 3ª posição. Filipe Frazão, João Cordeiro, Tiago Bolaños e Tomás Sernadas estiveram também em Ciudad Real nesta prova que contava com um total de 173 atletas.
Após 385 dias desde a última competição, os 5 atiradores do Clube Atlântico de Esgrima juntaram-se ao treinador Nuno Frazão e voltaram a fazer as malas para rumarem a Ciudad Real, em Espanha. As autoestradas estão desertas, os atletas seguem em carros diferentes, fazem-se acompanhar de uma “resma” de documentos e ainda de um teste à Covid-19 para se passar a fronteira. Apesar de todas estas mudanças que estão a moldar aquele a que se chama de “novo normal”, os sorrisos são os mesmos e o objetivo mantém-se: competir.
Às oito da manhã espanholas, enquanto muitos portugueses ainda aproveitavam os últimos minutos de sono, já estava tudo preparado para iniciar o aquecimento para dar início à competição que iria reunir os esgrimistas espanhóis e portugueses pela primeira vez desde o início da pandemia.
No primeiro dia de prova, destaque para João Cordeiro, Miguel Frazão e Tomás Sernadas, que após a fase de poules conseguiram garantir o acesso direto à fase do dia seguinte, ao classificarem-se nos primeiros 16 lugares da tabela. Poucas horas depois, Filipe Frazão juntou-se aos seus colegas, ao vencer Galan por 15/9, bem como Tiago Bolaños que se apurou para a segunda fase depois de ganhar a Martinez, que abandonou a prova.
O segundo dia de prova realizou-se no domingo, onde foram disputados os primeiros 82 lugares desta competição que marca o regresso dos atletas do Atlântico às provas desde meados de fevereiro de 2020. Na fase de poules Cordeiro e Miguel Frazão alcançaram 4V/2D, Filipe Frazão 3V/3D, Tomás Sernadas 2V/4D e Tiago Bolaños foi eliminado nesta primeira ronda após conquistar apenas uma vitória.
Com 4 portugueses em prova, teve início o quadro de 64, onde Filipe Frazão foi afastado por Arnanz 11/15 e Sernadas por Calderon 11/12. Miguel Frazão e João Cordeiro seguiram em frente após vencerem por 15/6 e 15/7 os seus adversários, respetivamente. No quadro de 32 ambos voltaram a vencer os seus assaltos, conquistando o acesso aos oitavos de final para disputar os 16 primeiros lugares da tabela classificativa. João Cordeiro Viria a perder por 9/15 contra Gonell, mas Miguel Frazão seguiu para os quartos de final após a vitória por um toque contra Bargues.
No assalto de acesso às medalhas, Miguel Frazão venceu Pereira por 15/10, alcançando a medalha de bronze depois de ter perdido nas meias finais por 11/15 contra Ibañez.
De salientar ainda que João Cordeiro terminou em 12º lugar, seguindo-se Filipe Frazão em 44º, Tomás Sernadas em 53º e Tiago Bolaños em 79º lugar, numa prova que contou com 173 atiradores.
Comentarios
|