facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Esgrimistas do Atlântico conquistam duas medalhas em Espanha PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 20 Setembro 2021 17:01

No último sábado 8 esgrimistas do Atlântico rumaram a Valladolid para competir no Torneo Virgen S. Lorenzo, em Valladolid. Miguel Frazão levou a medalha de ouro para casa e Filipe Frazão conquistou o bronze após uma vitória por 15/14, num jogo que ninguém esperava que fosse acontecer.

São 5:30h da manhã e uma brisa fresca corre no ar que os 8 esgrimistas do Atlântico bem como o treinador Nuno Frazão respiram. O típico frenesim que decorre entre pôr e tirar sacos e mochilas do porta bagagens contrasta com o silêncio da madrugada. Mas o peso da noite mantém os vizinhos longe das janelas para as quais costumam correr quando as saídas para provas são feitas a horas ditas “decentes”.

Mais de 500 quilómetros separam São Pedro do Estoril de Valladolid e, embora a viagem tenha uma duração de quase seis horas, a animação na carrinha é notória nas mais variadas conversas que se misturam com alguns bocejos que incluem efeitos sonoros. A chegada a terras espanholas é feita perto da hora de almoço e todos estão preparados para dar início ao Torneo Virgen S. Lorenzo.

Apesar de alguns constrangimentos que atrasaram o início da competição a fase de poules termina com Miguel e Filipe Frazão a vencer a totalidade dos assaltos, Tiago Bolaños, Pedro Valido e Guilherme Garcia alcançaram 4V/1D e Tomás Sernadas e Frederico Louro conquistaram 2V/3D. Na fase de eliminação direta, no quadro de 64, Frederico Louro foi eliminado, tendo alcançado o 37º posto.

Com os restantes atiradores do Atlântico no quadro seguinte, Tomás Sernadas , Tiago Bolaños e Guilherme Garcia foram eliminados na ronda que determinava quem ficaria entre o 17º e o 32º lugar. Já nos oitavos de final, foi Pedro Valido quem teve de deixar a competição após ser derrotado por 12/15, num jogo que se mostrou muito equilibrado até aos segundos finais.

No assalto de acesso às medalhas, Miguel Frazão viria a vencer Bermejo por 15/9, enquanto Filipe Frazão afastou Dorati por 15/12. Nas meias finais, Filipe Frazão perdeu contra De Los Mozos por 14/15, com quem Miguel viria a jogar o assalto que determinou o grande vencedor.

O que ninguém esperava, incluindo o próprio Filipe, é que a sua participação na competição ainda não tinha terminado. Muito menos saberíamos que a medalha de bronze ainda estaria em jogo. Depois de descobrir que havia um jogo que iria determinar o 3º e o 4º lugar, Filipe voltou a preparar-se, tal como o seu adversário, e deram início a um assalto que só ficou decidido no último ponto, do qual o português saiu em vantagem.

O Atlântico conquista assim duas medalhas no Torneo Virgen S. Lorenzo, em Espanha. Com a paisagem de Valladolid como pano de fundo, a competição realizada no último sábado remete para as Festas da Virgem de San Lorenzo, um dos eventos mais importantes da região espanhola. Para além das habituais barracas com comida de rua e das atuações noturnas na Plaza Mayor, os habitantes de Valladolid procuram anualmente fazer história ao tentar entrar no Guiness World Record com o recorde de maior número de pessoas com chapéu de cozinheiro ou com a corrente de lenços mais comprida do mundo.

A verdade é que o Atlântico também contribuiu para que se fizesse história em Valladolid, nesta que foi a maior edição de sempre do Torneo Virgen S. Lorenzo.

valladolid

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Dezembro 2021 Janeiro 2022 Fevereiro 2022
Se Te Qu Qu Se Do
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados