No último fim de semana realizou-se em Madrid mais uma competição de esgrima do escalão sénior. O Atlântico esteve representado por Filipe Frazão, Miguel Frazão, Miguel Teixeira e Tiago Bolaños, numa prova que decorreu em dois dias com um total de 250 participantes. Filipe Frazão foi quem chegou mais à frente ao alcançar os quartos de final na capital espanhola e João Cruz defendeu as cores do Valladolid.
Foi com temperaturas negativas que a cidade de Madrid recebeu a equipa do Atlântico que se preparava para mais uma competição internacional. Ainda assim, nem isso afetou o espírito positivo do grupo, que, depois de problemas com um pneu do carro alugado e 640 km percorridos, mantinha o sorriso e a conversa constante.
O primeiro dia de prova ficou marcado pelo apuramento dos cinco esgrimistas para a fase final, que teve lugar no dia seguinte. Enquanto Filipe Frazão, Miguel Frazão e João Cruz garantiram a passagem para a fase de domingo através do resultado obtido nas poules, Miguel Teixeira e Tiago Bolaños tiveram de disputar ainda dois jogos a 15 toques até assegurar o apuramento.
Depois de 152 participantes terem sido eliminados no sábado, o segundo dia de competição começava com 96 atiradores. A fase de poules deste novo dia de prova ditou o fim da participação de Miguel Frazão e Tiago Bolaños, sendo que os restantes passaram para a eliminação direta. No quadro de 64, João Cruz e Miguel Teixeira foram também eliminados, no entanto, Filipe Frazão garantiu a passagem para o quadro de 32 após uma vitória por 13/12, num assalto em que a 1 segundo e 84 centésimos do fim, Filipe estava com um toque de desvantagem. Já na disputa pelos 32 primeiros lugares da classificação geral, Filipe venceu Puerto Vivar por 15/10. A este seguiu-se a vitória no assalto dos oitavos de final, que apenas ficou decidido na prioridade, ou seja, no toque da “morte súbita”.
Por fim, na luta pelo acesso às medalhas, o esgrimista do Atlântico acabou por perder 9/15 contra Ibañez, que levou para casa a medalha de prata. Na classificação final Filipe Frazão alcançou o 7º posto, seguindo-se João Cruz em 37º lugar, Miguel Teixeira – 40º, Miguel Frazão – 74º e Tiago Bolaños – 92º.
Comentarios
|