facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
O menino que entrou na Esgrima... pela janela. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

janela

 

   Todos nós entrámos na esgrima das mais variadas maneiras. Eu por exemplo entrei na esgrima através do meu irmão, que por sua vez entrou na esgrima através do Pentatlo Moderno.

   Os meus filhos entraram na esgrima através do pai (o desgraçado do Filipe então nem teve muito tempo para respirar outro ar. No primeiro dia em que saiu de casa para fazer as vacinas, estacionou 2h00 aconchegadinho num cantinho da Sala da Lapa enquanto eu treinava).

   Alguns chegaram à esgrima través da Escola, pois tiveram a sorte de ter por lá um professor ligado à modalidade que lhes possibilitou a experimentação e, nalguns casos, a prática regular no núcleo de desporto escolar ou num Clube.

   Outros entram na esgrima trazidos pelas saudades do pai que, nos seus tempos de estudante, tinha sido praticante (a maior parte das vezes em Instituições Militares) e que agora vêem nos filhos a possibilidade de restabelecer contacto com as espadas, sabres e floretes.

   Hoje em dia há ainda aqueles que, num aborrecido dia de compras num shopping, tiveram a sorte de encontrar um stand de divulgação/experimentação e que se sentiram atraídos para a prática da esgrima.

   Estes são apenas alguns exemplos das muitas formas que trazem as pessoas até à esgrima.

 

   Ao centro da fotografia que ilustra este artigo, de calções azuis, concentrado no posicionamento dos pés na posição de guarda, observamos o pequeno protagonista de uma invulgar história de entrada no meio esgrimistico.

   Certo dia, chegou à Sala Karpati (Clube de Sabre do Mestre Szepeci, localizado dentro da Universidade de Educação Física e Desporto de Budapeste) um pequeno miúdo de 6 anos pedindo para experimentar. Neste Clube, como se pode ver na imagem, a classe de formação não tem crianças tão novas, pelo que o Mestre Szepesi lhe disse que poderia vir sempre que quisesse mas que não necessitava inscrever-se pois, na realidade aquela não seria uma aula para a sua idade. No entanto, movido pela curiosidade, perguntou-lhe como é que tinha tido esta ideia de fazer esgrima? Foi então que o pequenito apontou para a janela (à esquerda na imagem) e lhe mostrou que no prédio do outro lado da rua, exactamente à mesma altura, estava a janela do seu quarto. Era ali que passava todas as tardes observando as outras crianças a jogar com os sabres.

 

   De todas as formas de entrar na esgrima esta é por sinal bastante enternecedora. Este é o menino que entrou na Esgrima… pela janela.

Comentarios (2)

...
0
smilies/smiley.gif
Sara Nascimento , 06 de Maio de 2007
...
0
Uma história desta "arranca" um sorriso a qualquer um!
isa , 09 de Maio de 2007

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Junho 2018 Julho 2018 Agosto 2018
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados