facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
A ordem cronológica das coisas. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

   Uma das coisas mais importantes que aqui aprendi foi a metodologia de ensino em termos da cronologia das aprendizagens. Estamos habituados a aprender os movimentos mais simples e a progredir destes para os mais complexos mas… o que é na esgrima um movimento simples. Esta é de facto a grande questão. Sendo a Esgrima um desporto cujos gestos e as posições são antinaturais (longe dos skills básicos – andar, correr, saltar), a simplicidade ou complexidade dos mesmos (em termos de aprendizagem) não se reporta exclusivamente à estrutura biomecânica, mas sim à sua similaridade com os gestos naturais.

   Exemplificando este principio, o Mestre Lukovich contou como encontrou em França alguns treinadores a ensinar a estocada com batimento 4ª, antes do ensino da estocada simples, aproveitando um movimento natural das crianças que consiste em bater na lâmina do adversário, facilitando assim a aprendizagem do gesto da estocada que, quando executado de forma isolada, é extremamente antinatural e de difícil execução.

   Se analisarmos um movimento ainda mais simples como o afundo, verificamos que a metodologia Húngara não parte da posição de guarda para o afundo, mas sim da aprendizagem da posição final do afundo, seguido do regresso à guarda e só no fim, como chegar da guarda ao afundo. O princípio é simples, se após o ensino da guarda ensinarmos a passagem para o afundo, o aluno tem, em simultâneo, 2 grandes problemas para resolver - o caminho até à nova posição e a própria posição final. Se o ensino for estruturado não respeitando a ordem cronológica do movimento, o aluno aprende uma situação nova de cada vez, facilitando todo o processo de aquisição do gesto.

 

   Mal comparando, é um bocadinho o que sinto aqui com o estudo que estou a fazer. Agora (um pouco mais velho e com mais algum conhecimento), estou em melhor condição para aprender. Aproveito melhor tudo o que está ao meu alcance, reflicto mais e tenho muito mais dúvidas do que no passado. Do contacto com todos estes grandes Mestres, observo como eles próprios continuam numa constante busca de aprendizagem e conhecimento, colocando constantemente em causa aquilo em que acreditam, no sentido de procurar saber mais e compreender melhor tudo o que fazem.

  

    De facto existe uma grande diferença entre os treinadores e professores mais jovens e os mais experientes. Os primeiros estão cheios de respostas, enquanto os segundos estão carregados de perguntas.

  

 

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Novembro 2020 Dezembro 2020 Janeiro 2021
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados