facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Não foi por acaso. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Dizer que estes Campeonatos da Europa correram mal (tipo… azar) é o mesmo que considerar que os Mundiais de Turim… correram bem (tipo… sorte).

 

   Já diversas vezes referi como tenho dificuldade em lidar com este tipo de expressões, onde a responsabilidade dos desempenhos parece sempre ser um pouco obra do acaso e não o produto de todo um trabalho que envolve atletas, treinadores e dirigentes.

 

  Se olharmos com atenção para os Mundiais de Turim, para além do super desempenho do Joaquim Videira e do resultado de grande nível a que o João Gomes já nos habituou, aquela prova mostrou um outro indicador de grande importância. Pela primeira vez, um vasto conjunto de atiradores amealhou inúmeras vitórias a 5 toques e ultrapassou adversários em assaltos de eliminação directa, expressando nos números uma esgrima mais consistente, mais alegre, mais determinada... mais internacional.

 

  Os Europeus que agora terminam, mais do que “lamentados”, têm que ser analisados com sentido crítico e construtivo. “Época longa”, “Cansaço”, “Desmotivação”, “Falta de condições”, etc., etc. serão sempre, na minha opinião, respostas fáceis que nos desviam da real lacuna neste momento – Definição de um Projecto.

 

  Sem um Projecto claramente definido continuaremos ao sabor dos Talentos que milagrosamente surgem num universo de praticantes tão reduzido como o nosso.

   Só a definição de um Projecto pode sustentar um planeamento consistente, definindo os diversos níveis de objectivos e estruturando o trabalho a realizar nas diferentes etapas em que os atiradores se encontram.

 

  Planear é cada vez mais a tarefa mais difícil de executar no mundo do ensino e do treino. A eficácia do trabalho está na resposta à especificidade das necessidades de cada atleta. Se nos perguntarmos a cada momento porque escolhemos para este atleta um determinado exercício no treino, ou o número de repetições, ou tempo de duração da lição, ou o nº de treinos na semana, ou determinada prova ou estágio, ou…… tomamos verdadeiramente consciência de que estamos perante a mais árdua tarefa como treinadores, mas ao mesmo tempo é nesse momento que estamos a mexer na capacidade de promover sucesso.

 

   Planear é ainda mais complexo porque mais do que definir e organizar o que vai ser feito é abrir as portas à adaptação consciente. O plano é o guia, mas a adaptação do plano é o “segredo”. Surge assim a importância do registo do que é feito. Sem registo não se pode analisar, sem se analisar só se pode adaptar… ao acaso.

   Na revista on-line do site da Federação Espanhola pudemos acompanhar durante vários meses um estudo realizado sobre as cargas de treino na esgrima, contemplando nº e duração de lições, assaltos efectuados, toques dados e recebidos e mais alguns dados importantes. Um estudo efectuado com rigor cientifico pelo Mestre Szepesi, que tive o privilégio de ter como Mestre de Sabre no curso que fiz em Budapeste. O seu estudo só foi possível porque durante os 12 anos que esteve à frente da Selecção Francesa registou todo o trabalho efectuado com os atiradores. Hoje fala-nos dos porquês das suas modificações no treino ao longo desse período, com base nos dados que sempre recolheu. Talvez este tenha sido o segredo das suas 8 medalhas Olímpicas.

 

  Reflectir sobre a Esgrima Portuguesa e definir um Projecto é um trabalho conjunto de todos os intervenientes, porque...

...o Europeu não correu mal, assim como Turim… não foi por acaso.

Comentarios (2)

...
0
É isso Nuno,há k pimeiro definir o k são os objectivos de cada um e aí fazer-se um planeamento, para k se tenha um objectivo concreto em k trabalhar!!
Celi , 07 de Julho de 2007
...
0
Muito embora concorde em absoluto com as linhas base do teu artigo, não posso deixar de expressar os seguintes aspectos:

- É perfeitamente claro que a falta de um projecto, tem obstaculizado o desenvolvimento sustentado do nível dos nossos atiradores de alta competição, com especial incidencia a nível senior;

- É igualmente perfeitamente evidente, que a falta de uma estratégia de desenvolvimnto a médio prazo tem conduzido a deficiências de programação a curto prazo, responsáveis por maus resultados em competições tidas como objectivos principais da época;

- O que não é, a meu ver, justificável é que esta situação se tenha tornado num "lugar comum", repetindo-se de época para época, baseando-se as expectativas de sucesso da esgrima portuguesa apenas no talento individual de alguns atiradores.

Esta persistencia do "statos quo" torna-se tanto mais incompreensivel, na medida em que:

- Não dispõe a FPE de uma Direcção a uem compete promover o desenvolvimento da modalidade nas suas diversas vertentes?

- Não integram esta Direcção membros a quem estão atribuidas as funções do antigo "Conselho Técnico", sendo pois responsáveis pelo pelouro da alta competição?

- Dependente desta Direcção não existe uma estrutura profissional, a Direcção Técnica Nacional, a quem compete apoiar a Direcção nos aspectos técnicos e organizativos relacionados com a alta competição, nomeadamente no que concerne à programação e planificação deste processo e à garantia da indispenável interligação com o trabalho desenvolvido nos clubes?

- A esta Direcção Técnica Nacional não compete também o enquadramento de todo um corpo técnico de Treinadores Nacionais contratados pela FPE?

- A estes Treinadores Nacionais não compete igualmente, para além do enquadramento dos treinos, a respectiva planificação, em consonancia com as definições estratégicas estabelecidas para cada atleta, com a actividade de treino desenvolvida fora dos centros de alto rendimento, e com a carga paralela inerente à sua actividade escolar ou profissional ?

Tendo em conta todos estes aspectos, questiona-se se as insuficiencias da alta competição se devem só à ausencia de um Projecto, ou se para além destes aspectos não existirá tambem falta de competencia da parte de alguns dos intervenientes do processo, a que competiria a resolução destas questões.
Joaquim Manuel Grave dos Santo , 11 de Julho de 2007

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Agosto 2019 Setembro 2019 Outubro 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados