João Cordeiro conquistou a primeira medalha para Portugal nos Campeonatos Ibero-Americanos, ao alcançar o Bronze na prova de Espada Masculina, disputada hoje em Guadalajara.
Cordeiro esteve em grande plano ao longo de toda a prova. Após 4 vitórias e 2 derrotas na poule, cordeiro eliminou os Espanhóis Gallardo, Michavilla e Rodriguez nos quadros 32, 16 e 8 qualificando-se assim para as meias-finais onde veio a perder frente ao experiente Abajo, que acabaria por se sagrar Campeão Ibero-Americano.
Os atiradores do Parede FC estiveram também em muito bom plano com destaque para Ricardo Candeias que terminou na 14ª posição. Candeias iniciou o dia com uma poule de 4 vitórias e 2 derrotas, passando directamente ao quadro 32 onde derrotou o Espanhol Arroyo. Neste encontro Candeias entrou mal, encontrando-se a perder por 2/6 ainda dentro do primeiro período de jogo, no entanto demonstrou grande serenidade, promovendo as alterações tácticas necessárias para virar o encontro e terminar 15/7. Já no quadro 16 foi impotente frente a Inácio Canto (medalha de prata), embora tenha feito um excelente jogo.
Filipe Pequito foi 23º tendo sido eliminado por Rosseló no quadro 32, após 4 vitórias e 2 derrotas na poule. Miguel Teixeira 25º passou a fase de poules com 3 vitórias e 3 derrotas perdendo no quadro 32 face ao colega de Selecção e Vice-Campeão do Mundo, Joaquim Videira, que viria a finalizar em 6ºlugar. Pedro Arede passou a poule com apenas 2 vitórias, pelo que teve que jogar no quadro 64 onde afastou o Colombiano Romero. No quadro 32 viria a ser afastado por Michavilla terminando na 31ª posição. Em 34ª terminou Nuno Milharadas que após 3 vitórias e 3 derrotas na poule foi afastado no quadro 64 pelo Espanhol Aroca.
Com os Campeonatos a 1 Jornada do fim cabe-nos deixar desde já uma palavra especial a todos os que puderam juntar-se à Selecção Nacional apoiando os atletas, nomeadamente a claque que veio propositadamente de Lisboa, composta por Miguel Amaral, Maria do Carmo Arede, Leonor Almeida, Daniela Vicente, Francisco Cluny, Sónia de La Huerga e Maria de La Hurga e ainda a todos os que, não podendo estar aqui, contribuíram para estes desempenhos.
Comentarios
 |