Diz o povo que “filho de peixe sabe nadar”, o que na família Francesa Boisse é levado bem à letra. Eric Boisse, actual número 1 do Ranking Internacional de Espada Masculina é filho de Philippe Boisse que, num vasto palmarés, conta com o Título Olímpico Individual em 1984.
Philippe Boisse era um fortíssimo atirador quando, pouco tempo antes dos Jogos Olímpicos de 1984, sofreu um acidente ficando com uma deficiência numa perna, o que ainda hoje se nota num ligeiro coxear.
Foi com esta limitação que jogou a prova Olímpica, transformando o seu estilo de jogo, habitualmente muito ofensivo, numa esgrima defensiva dada a perda de mobilidade.
Conta-se por essas “conversas de corredor” que foi esta limitação física que lhe trouxe a Medalha de Ouro, pois teve que jogar muito mais disciplinado tacticamente o que o levou a uma prova quase sem erros.
As lesões fazem parte da vida dos desportistas. São um dos factores que, embora se possa fazer muito trabalho de prevenção, nem sempre dependem de nós. Perante estas situações restam-nos duas soluções… Paciência e Inteligência.
Comentarios
|