facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Hajnalka Tóth PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
tth

Hajnalka Tóth, espadista Húngara nascida a 27 de Agosto de 1976, actual 59ª do Ranking Mundial conta no seu brilhante palmarés com um Título Individual Europeu e dois Títulos Mundiais por equipas, juniores em 1994 e seniores em 1999, faz parte de um fantástico conjunto de 5 espadistas que discutem entre si a titularidade na Selecção Húngara.

 

   Todos os que pudemos estar em Budapeste na passada semana tivemos o privilégio de assistir diariamente ao esforço e dedicação desta atiradora de 31 anos, empenhadíssima em estar na força máxima para o conjunto de 9 etapas consecutivas do Circuito Mundial, que se iniciou com a Taça do Mundo de Budapeste a decorrer este fim de semana na capital Magiar, que determinarão o apuramento Olímpico nesta arma.

 

   Tóth esteve no estágio da equipa sénior que decorreu entre os dias 3 e 8 de Janeiro. No final da tarde de dia 8 (haviam treinado pela manhã ainda no estágio) já estava no Honvéd para ter lição. No fim-de-semana, durante o estágio da Selecção Júnior, lá estava ela na tarde de sábado a integrar a poule de rapazes. Domingo de manhã, aí estava ela de novo para cerca de 45 minutos de lição aprimorando as suas principais acções de jogo.

 

   Quando esta noite observava os resultados das poules e primeiras eliminatórias da prova de Budapeste, disponibilizados no site Húngaro, ali estava Hajnalka Tóth a viver mais um dia da dura realidade da alta-competição – 3 vitórias e 2 derrotas na poule e um quadro de eliminação directa a iniciar-se com um encontro entre duas grandes campeãs, Tóth e a Italiana Caccioli com desfecho favorável à Italiana por equilibrados 15/13.

 

   Resultado final… 80º em 150 atletas. E agora?... Levantar a cabeça e… continuar. Estas não foram as primeiras derrotas para Tóth e, seguramente estão longe de ser as últimas, na certeza porém que, na 2ª feira estará já de cabeça bem levantada treinando afincadamente para Praga já no próximo fim-de-semana.

 

   Todos nós esgrimistas já sentimos esta história, indiferentemente do nosso nível de prática. Aproveitemos então para, com o exemplo dos grandes campeões, aprendermos algo mais para… os momentos difíceis.

 

PS - … a fechar aqui fica a vitrina dedicada a Hajnalka Tóth, que se encontra na entrada da Sala de Armas a que pertence - BVSC - e que tive o prazer de fotografar a quando da minha estadia em Budapeste, durante a realização do Curso de Mestre de Armas.

dscf0265

dscf0265

 

Comentarios (1)

Mais uma lição...
0
Para poder aprender com os exemplos dos outros é preciso estar atento, saber ver, saber analisar as situações, saber dar valor ao que é essencial, perceber em que pode ser útil para a nossa vida.
Felizmente há quem nos ajude a ver... quem nos ensine a APRENDER...
Mais uma lição do Nuno...
Rosario Simão , 19 de Janeiro de 2008

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Setembro 2017 Outubro 2017 Novembro 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados