facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Paolo Milanoli PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
images1

A História da Esgrima está repleta de Grandes Campeões. À semelhança de outras modalidades encontramos no Top estilos completamente distintos. Uns mais clássicos, outros mais vanguardistas, uns mais metódicos, outros mais criativos, uns mais rápidos, outros mais fortes e, numa percentagem bem mais reduzida há ainda os… Geniais.

 

   Nesta última categoria dos Geniais, destaco o Italiano Paolo Milanoli. Um espadista verdadeiramente fantástico. Um Génio e um Artista, que combina uma técnica sublime a uma capacidade táctica onde a sua criatividade elabora estratégias verdadeiramente deslumbrantes.

 

   Um atirador capaz de se apresentar num Campeonato do Mundo com uma máscara pintada com a cara de um palhaço, numa altura em que nem se falava de cores numa modalidade de equipamento branco e máscara preta.

   Um atirador capaz de festejar um Título Olímpico fazendo rodas (movimento gímnico) ao longo da pista.

   Um atirador capaz de empatar um encontro no último segundo fazendo o adversário sair da pista.

 

   Conheci o Milanoli à muitos anos atrás. Tive o privilégio de ser seu parceiro de aquecimento nalgumas provas e até de o defrontar num encontro de equipas. Sempre o admirei, quer por tudo de bom que trouxe à esgrima, quer pela forma como soube ultrapassar com alguma racionalidade e uma boa dose de humor, os momentos onde não esteve bem.

 

   Agora avizinha-se o ponto final da sua carreira de atleta. No mundial de juniores em Itália pude ainda ler uma entrevista onde ele afirmava estar a dar tudo por tudo para ainda ter uma oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos de Pequim mas, os últimos resultados apontam para que isso não venha a acontecer, até porque os outros companheiros de equipa têm estado em grande nível.

 

   Em http://www.fencingchannel.tv/cms/milanoli0306-643.html encontrei uma entrevista de Paolo Milanoli em 2006, onde fala um pouco da sua carreira, da sua esgrima, da esgrima em geral... A forma como fala, a humildade com que reconhece o valor de outros adversários, a racionalidade com que fala da sua esgrima, dos seus ídolos dos grandes encontros… Que Grande Campeão. Ser e saber ser. Não é para todos.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Fevereiro 2019 Março 2019 Abril 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados