Ana Miranda do Clube Atlântico de Esgrima venceu a 3ª Etapa do Circuito Nacional de Seniores, disputada hoje na Brandoa.
A atiradora do Atlântico realizou uma prova muito segura até ao assalto da meia-final onde defrontou Ana Gomes da AEJG. Neste assalto, Miranda teve a vantagem no primeiro período, seguindo-se um período de domínio de Ana Gomes que colocou o resultado a seu favor 14/10 no segundo intervalo. No último período do encontro Ana Miranda modificou a sua estratégia e conseguiu virar o encontro a seu favor passando à final com uma vitória 15/14. No encontro da final derrotou Joana Nunes da AAACM conquistando assim mais uma vitória.
Na prova feminina estiveram ainda Ana Celina Vicente que terminou na 6ª posição, sendo afastada por Ana Gomes 12/15 no quadro 8. Em bom plano esteve também Daniela Vicente que, afastou Inês Santos por 15/11 no quadro 16, sendo afastada pela colega de equipa Ana Miranda no quadro de 8, terminando na 8ª posição. Sara Nascimento 11ª e Maria do Carmo Arede 24ª completaram a participação do Atlântico.
No sector masculino, Pedro Arede conquistou a Prata e Pequito e Cordeiro o Bronze, numa prova ganha por Joaquim Videira.
A prova masculina foi marcada pelo equilíbrio com jogos muito disputados com alternâncias na liderança do marcador e decisões no toque decisivo. Arede foi um dos protagonistas da jornada realizando uma jornada muito consistente onde defrontou até à final 3 companheiros de equipa em jogos extremamente emotivos e equilibrados. No quadro 16, 15/13 frente a João Pedro Santos, no quadro de 8, 15/12 frente a João Pedro Faria (que havia afastado Francisco Bourbon no quadro 16 por 15/14) e na meia-final 15/12 frente a Pequito. Na final assistiu-se à reedição da final do Campeonato Nacional de 2008 com Arede a defrontar Videira. O jogo iniciou-se com vantagem para Arede, situação que se manteve até aos instantes finais. 4/1 no final do primeiro período, seguindo-se uma recuperação de Videira no segundo período, com Arede a voltar a ampliar a vantagem perto do intervalo. Já no último minuto do encontro, com o jogo em 10/8 para o atirador do Atlântico, Videira conseguiu recuperar levando o encontro para o toque da prioridade. Nesse período Arede não conseguiu ultrapassar o seu opositor perdendo por 11/10.
Pequito e Cordeiro realizaram também uma prova de bom nível, chegando invictos às meias-finais. Pequito afastou Nuno Milharadas no quadro 16 e Ricardo Candeias no quadro de 8 em mais um assalto disputado até ao limite – 15/14. Do outro lado do quadro, João Cordeiro foi avançando sem grandes dificuldades, derrotando no quadro de 8 Helder Borges da APE, sendo afastado na meia-final por Videira 11/15. Para além dos medalhados classificaram-se Candeias 7º, João Pedro Faria 8º, Bourbon 9º, Teixeira 10º, Pedro Milharadas 12º, Nuno Milharadas 14º, João Pedro Santos 16º, Francisco Rodrigues 34º, Pedro Rosário 40º 3 João Cruz 43º.
Comentarios
 |