Exemplar desempenho do atirador João Cordeiro na Etapa Portuguesa do Circuito Mundial de Espada Sénior classificando-se em 3º lugar entre a Elite Mundial.
O atirador do Atlântico iniciou a jornada frente ao Irlandês Fenwick vencendo o encontro por 15/8. No quadro 32 Cordeiro defrontou o Japonês Nishida e começou uma série de 3 assaltos irrepreensíveis. Entrou muito concentrado respondendo de forma eficaz aos veloses ataques do nipónico, o que lhe deu uma vantagem inicial de 3/1, diferença que ampliou até aos 7/3. No segundo período do encontro Nishida modificou a sua estratégia encetando uma recuperação até à igualdade a 8 pontos. Foi nessa altura que Cordeiro alterou também a sua estratégia dando resposta aos novos problemas do jogo, assumindo novamente a liderança até aos 15/12 finais. No quadro 16 Cordeiro tinha pela frente o Vice-Campeão da Europa, Martin Shmitt da Alemanha. O Germânico entrou muito determinado pressionando muito João Cordeiro, o que tornou o jogo muito rápido. Após o equilíbrio inicial com 3/3, o Português arrancou para uma vitória segura por 15/8. No assalto que dava acesso às medalhas, Cordeiro defrontou e venceu o Venezuelano Limardo por 15/9 voltando a realizar um assalto de excelente qualidade. Na meia-final voltavam a ser os Germânicos como adversários. Sven Shmidt, 23º do Ranking Mundial, foi o opositor e controlou o assalto desde o início mantendo Cordeiro a alguns toques de distância. Nos momentos finais do 2º período Shmidt vencia por 10/6, vantagem que foi reduzida para apenas 2 toques, 10/8, com dois toques do Português nos instantes finais. O terceiro período foi extremamente emotivo com uma primeira parte marcada pelo equilíbrio até aos 10/13, altura em que Cordeiro arrancou para uma notável recuperação igualando a 13 pontos. Um duplo nesta fase colocou o resultado em 14/14 e atirou o desfecho do jogo para o toque final. Os dois atiradores disputaram a passagem à final com grande determinação mas acabou por ser o Alemão a conseguir o último toque passando à final onde acabaria por se sagrar vencedor vencendo o Italiano Pizzo por 15/11.
Ricardo Candeias foi outro atirador do Atlântico com excelente desempenho terminando na 25ª posição. Candeias defrontou o Italiano Bussi no quadro 64 vencendo por 15/8, vindo a ser afastado pelo Suíço Kauter, 12º do ranking Mundial, por 6/15.
Filipe Pequito e Pedro Arede jogaram também hoje no quadro principal não conseguindo no entanto ultrapassar os seus opositores, o Ucraniano Dymar e o Inglês Willis, terminando em 48º e 51º respectivamente.
Em Guarda. Prontos? Continuar.
Comentarios
|