Sábado, 09 Maio 2009 19:16 |
Brilhante 6º lugar alcançado por João Cordeiro na prova de espada dos Campeonatos da Europa Sub-23, disputados hoje na cidade Húngara de Debrecen.
O atirador do Atlântico voltou a estar ao mais alto nível, obtendo mais um excelente registo internacional, numa época onde conta já com 3 medalhas em provas do Circuito Mundial. Na fase de poules, Cordeiro esteve algo ansioso, terminando com 4 vitórias e 2 derrotas. Já na eliminação directa, Cordeiro venceu o seu colega de Equipa Miguel Teixeira por 15/7. No quadro 32, o adversário foi o Húngaro Peterdi. O atirador Português entrou muito bem conquistando uma sólida vantagem inicial. O Húngaro conseguiu equilibrar o assalto no segundo período mas, na fase decisiva do assalto Cordeiro foi mais forte e fechou o encontro com 15/12. No assalto de acesso aos 8 finalistas Cordeiro defrontou o Russo Sukhov, o atirador melhor classificado no Ranking Mundial entre os presentes, e, realizando um excelente assalto, venceu por 15/10. No assalto que dava acesso às medalhas coube-lhe defrontar o Polaco Kruczec. O assalto não teve um bom início com o Polaco a destacar-se com 3/1, vantagem que se foi dilatando até 10/4. Nesse período do encontro Cordeiro conseguiu encetar uma excelente recuperação levando o assalto para apenas um toque de diferença 11/12. Este era sem dúvida o melhor período do Português, no entanto, o Polaco voltou a distanciar-se e o jogo terminou 12/15.
No quadro 32 classificou-se Filipe Pequito que, com 2 vitórias e 4 derrotas entrou no quadro 64 com a missão de defrontar o Bielorruso Chartovich que havia passado a fase de Poules entre os 10 primeiros. O assalto foi muito intenso e equilibrado com o tempo regulamentar a terminar em 14/14. No minuto da prioridade o Português foi mais forte vencendo 15/14. No assalto do quadro 32, frente ao Checo Pitra, Pequito esteve grande parte do assalto em desvantagem mas, no final do 2º período conseguiu equilibrar o resultado chegando a 7/8. Na fase decisiva do encontro o Checo voltou a distanciar-se e Pequito viria a perder por 11/15.
Pedro Arede e Miguel Teixeira foram afastados no quadro 64. Arede 12/15 com o Búlgaro Stoev depois de 3 vitórias e 3 derrotas na poule e Teixeira frente a Cordeiro depois de 2 vitórias e 3 derrotas na poule.
A equipa Portuguesa regressa amanhã a casa com a chegada ao aeroporto de Lisboa prevista para as 21h35.
Em PAris, na Taça do Mundo Monal, Ricardo Candeias não conseguiu vitórias na poule sendo eliminado nesta fase da prova.
Comentarios
 |