facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Sem medo de Sonhar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Diário do Nuno
Escrito por Nuno Frazão   
Segunda, 24 Agosto 2009 13:30

Conheço a Sala de Esgrima de Amposta desde os tempos em que ela apenas existia na cabeça do Mestre Font.

amposta1_09_005Deslocava-me a Espanha na condição de atirador e, nas muitas conversas que tínhamos no pavilhão, o Mestre Font descrevia-me, apaixonadamente, o grande projecto que tinha em mente para a sua terra Natal – Amposta – situada em Tarragona, uma zona 150 Km ao sul de Barcelona.

 

Era lá que tinha feito nascer um dos Clubes com mais atletas de Espanha e ambicionava construir um dos melhores centros de treino da Europa.

Na sua ideia estava não só criar as condições físicas para o desenvolvimento dos atletas da região mas também ter um espaço que pudesse ser escolhido pelas melhores selecções nacionais para estágios de preparação, contribuindo para o desenvolvimento dos atiradores e treinadores.

 

Passaram-se largos anos desde o início destas conversas (nem me recordo bem quantos. Talvez uma dezena deles) e aqui estamos nós no 2º ano de existência desta Sala de Armas, integrada num complexo desportivo que iniciou agora a sua segunda fase de construção com o início das obras da residência (que terá 80 camas) e de uma piscina exterior, complementando assim o parque construído na primeira fase, que contempla a Sala de Esgrima, uma pista de Atletismo, Pavilhão com Sala de Musculação e uma piscina coberta.

 

O financiamento do projecto foi um esforço conjunto do Município e da Federação de Esgrima, que teve um orçamento inicial de 660.000€, terminando no entanto num custo real que rondou os 900.000€, derrapagem que se deveu, principalmente, à obrigatoriedade de reforço do isolamento das paredes.

Os custos equacionados contemplavam a construção e equipamento do edifício, uma vez que os terrenos eram Municipais e foram canalizados directamente para este projecto.

 

Para o desenho da Sala, o Mestre Font e os seus colaboradores visitaram diversos centros de esgrima por esse mundo fora, recolhendo ideias para apresentar exactamente o que pretendiam aos arquitectos.

Podemos assim encontrar neste edifício detalhes recolhidos de diferentes locais.

Do Complexo de Esgrima de Tauberbischofsheim na Alemanha “copiaram” o tipo de chão. Do Clube Francês St. Gratien a pintura no chão nas pistas não metálicas, cobrindo totalmente os últimos 2 metros. Da Sala do Clube de Xangai, a ideia do varandim à volta de toda a Sala permitindo uma observação e filmagem com os melhores ângulos e proximidade dos atletas.

 

amposta1_09_006O sonho do Mestre Font é hoje uma realidade. Um edifício só dedicado à Esgrima, composto por 17 pistas, 11 das quais metálicas, com uma zona para os treinadores com sistema de som para comunicar com toda a Sala, uma zona para assistência médica, uma pequena oficina, uma pequena bancada e espaço destinado à colocação do material dos atiradores, fora da área de prática.

O seu relacionamento com o Mestre Francês Levavasseur permitiu também que, hoje, diversos estágios internacionais sejam realizados em Amposta.

 

Hoje pude felicitar o Mestre Font e relembrar com ele as conversas que tínhamos quando este espaço era “apenas”… um sonho na sua cabeça.

Comentarios (1)

Viva Nuno!!
72
Desculpa não ter dito nada durante muito tempo, mas não tenho parado nos ultimos meses, como deves imaginar. De qualquer modo, lembrei-me imediatamente de ti neste fim-de-semana numa formação que tive com o Michel Sicard que foi absolutamente fantástica! Tentei aproveitar ao máximo e adorei (pode ser que isto seja o início da minha conversão para a espada, agora que o florete está uma bela porcaria, mas isso é uma conversa para mais tarde), e como te digo, lembrei-me de ti e pensei em como também certamente valorisarias esta chance magnífica de conhecer um dos melhores treinadores do mundo. Agora, como diria o outro, posso dizer que trato por tu o DTN francês, o que também não é difícil uma vez que toda a gente se trata por tu.
Grande abraço Nuno e força para a nova época que começa.
Raul Cabral , 07 de Setembro de 2009

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Setembro 2017 Outubro 2017 Novembro 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados