facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Voltando às diferenças das Armas... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Uma das reflexões que aqui deixei prendia-se com a arma de iniciação. Chamei-lhe "Que façam esgrima..." e analisei as características gerais da Espada e do Florete, defendendo que considerava a existência de um "tronco comum" entre elas que possibilitava a iniciação da Esgrima sem necessidade de diferenciação na especificidade de uma ou outra.
Lancei ainda uma sondagem para obter informações quanto à opinião das pessoas que, neste momento, aponta uma preferência para a iniciação com o florete (7 votos) em detrimento da espada (2 votos) ou da hipótese que defendo - é indiferente - (3 votos).
Volto hoje a falar do tema porque não posso ignorar a prestação do Floretista João Gomes no passado fim-de-semana na Taça do Mundo de Lisboa de Espada.
O João é indiscutivelmente um talento. No entanto, a prova em questão envolvia os melhores valores mundiais da espada que, para além de talentosos atletas, têm a especificidade da preparação desportiva que os distingue como Elite.
Assim, só a existência de um forte "tronco comum" entre espada e florete permite o transfere das capacidades de excelência, que o treino acrescentou ao talento do João no âmbito do florete, possibilitando-lhe este desempenho ao nível da espada.
Ninguém elimina o nº 3 do Ranking Mundial (Campeão Olímpico por equipas e 4º classificado individual nos Jogos Olímpicos de Atenas) só porque é habilidoso e rápido. As armas são diferentes, os jogos são diferentes mas a base é a mesma - chama-se Esgrima.
Caro João. Parabéns e... obrigado.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Junho 2021 Julho 2021 Agosto 2021
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados