No final do treino da manhã, dei por mim à conversa com Sílvio Fernandez, um Venezuelano que tem estado no Top da Espada Mundial nos últimos anos, tendo inclusivamente sido nº1 durante algum tempo, e com quem cheguei a jogar em provas do Circuito Mundial.
Falámos de outros amigos dos quais não sabia à algum tempo, da esgrima em geral, da estratégia, das lesões e da sua prevenção através de exercícios e trabalho suplementar que muitas vezes os mais novos prescindem de fazer pois não sentem, na força da sua juventude, as mesmas dores daqueles que treinam sériamente ao longo de uma carreira desportiva…
Mais à frente, a conversa chegou ao ponto do sucesso. Dizia o Sílvio que a sua experiencia no desporto de alto nível lhe tinha ensinado que tudo era possível se ouvesse esforço, dedicação, muito trabalho e persistência.
Reforçava ele que havia que lutar independentemente do resultado chegar ou não. Nunca baixar os braços. “Se não é hoje, é amanhã. Se não é amanhã o dia irá chegar”…
E terminámos a conversa com uma alusão à canção do Cubano Silvio Rodriguez – Sueno com Serpientes, que começa com um poema de Bertold Brecht:
“Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis”
Comentarios
|