João Cordeiro do Clube Atlântico de Esgrima venceu a 1ª Etapa do Circuito Nacional Seniores 2009/10, disputada esta manhã no Pavilhão do Complexo Desportivo da Lapa, com Candeias a conquistar o Bronze também para o Atlântico.
43 Espadistas deram esta manhã o arranque da temporada 2009/10.
João Cordeiro, nº1 do Ranking Nacional, abriu a época com uma vitória, repetindo o resultado que havia feito na época passada nesta mesma competição.
O atirador do Atlântico realizou uma poule muito segura, tendo no entanto averbado 1 derrota, o que o colocou à entrada para o quadro de eliminação directa na 9ª posição.
Após um assalto no quadro 32 sem grande oposição, Cordeiro encontrou no quadro 16 o seu colega de equipa, João Pedro Santos, que, realizando um excelente encontro obrigou-o a estar ao seu melhor nível, vencendo por 15/13. Já nos quartos de final, frente a Videira, que havia batido no quadro 16 Pedro Arede por 13/12 num dos grandes assaltos da jornada, Cordeiro voltou a jogar ao seu melhor nível passando à meia-final com uma vitória por 15/7.
Já na disputa das medalhas Cordeiro voltou a encontrar um colega de equipa, desta feita Ricardo Candeias, que esteve imbatível até à meia-final, passando a poule em 4º lugar e afastando nos 16 Hugo Borges por 13/10 e nos quartos de final o companheiro Nuno Milharadas por 15/7.
Candeias entrou muito forte no assalto assumindo a liderança desde cedo, construindo uma vantagem que chegou aos 12/8. Nesta fase do assalto, Candeias cometeu alguns erros tácticos, permitindo o início da recuperação a Cordeiro que, com um parcial de 7/0, passou à final afastando Candeias por 15/12.
Na final, coube a Cordeiro defrontar Pedro Palma, o único atleta com quem havia perdido em toda a jornada, ainda na fase de poule. O atirador do Atlântico entrou muito forte liderando o marcador ao longo de todo o assalto terminando com uma vitória por 15/11.
No quadro de 8 estiveram ainda Filipe Pequito, que terminou em 7º depois de afastado por Palma 12/15 e Nuno Milharadas 8º.
Francisco Bourbon 10º, Miguel Teixeira 11º, João Pedro Santos 12º, Pedro Arede 13º, Christopher Heaps 16º, Pedro Milharadas 21º e Miguel Amaral 35º completaram a participação do Atlântico.
No sector feminino, Leonor Almeida foi a melhor classificada do Atlântico conquistando o 7º lugar. A atiradora passou a poule na 9ª posição, ultrapassando no quadro 16 Alexandra Coelho por 15/11. Já nos quartos de final Leonor Almeida foi afastada pela Campeã Nacional, Inês Hermínio, por 11/15.
Daniela Vicente 12ª, Isabel Guerreiro 18ª e Maria do Carmo Arede 19ª concluíram a prestação do Atlântico.
Muitos Parabéns a TODOS.
Comentarios
 |
Muitos parabéns!