facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Uma questão de Equilíbrio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias
Escrito por Nuno Frazão   
Domingo, 11 Outubro 2009 15:33

Embora, em Portugal, já esteja em curso a nova temporada 2009/2010, o Campeonato do Mundo de Antalya veio encerrar a época 2008/2009.

barco2Quem acompanhou o último mês e meio de notícias no nosso site, teve oportunidade de se manter a par do trabalho desenvolvido pelos atletas do Atlântico que estiveram envolvidos na participação Portuguesa no Mundial.

3 momentos de estágio, um em Portugal e 2 no estrangeiro (Espanha e Itália), intercalados por cerca de uma semana de treino em Portugal, passando pela realização da primeira prova do Circuito Nacional Sénior, onde o Atlântico conquistou Ouro e Bronze na Espada Masculina, e, já com o Mundial a decorrer, a realização da primeira prova do Circuito Nacional Júnior, com o Atlântico a repetir o Ouro e Bronze alcançado nos seniores, também na Espada Masculina.

 

Com a entrada no 2º ano de existência, o Clube Atlântico de Esgrima entra na segunda fase do primeiro de dois Ciclos de 4 anos, estruturados com objectivos claros com vista ao desenvolvimento e consolidação do projecto desportivo e com metas bem definidas para cada etapa, num caminho traçado até 2016.

 

Após um primeiro ano cuja prioridade foi a criação e estabilização das condições de trabalho e a consolidação dos desempenhos desportivos a nível nacional, este segundo ano tem como principal objectivo o aumento do número de praticantes.

Se as 103 medalhas, 8 das quais referentes a Títulos Nacionais, obtidas na época passada são sinal evidente da consecução dos objectivos traçados para 2008/2009, o aumento de 33% do número de praticantes, verificado no primeiro mês da época 2009/2010, são um bom indicador face às prioridades traçadas para esta fase.

 

Mesmo com o projecto a “navegar” a bom ritmo, estamos conscientes das dificuldades do caminho que temos para percorrer, até porque a ambição é grande e a principal estratégia de desenvolvimento visa a autonomia do projecto desportivo do Atlântico.

 

Não acreditamos no amadorismo, e estamos conscientes que o tradicional “carolismo”, tão característico de grande parte do desporto nacional, se numa fase inicial permite fazer nascer os projectos, também é “ele” que, mais à frente, os irá impedir de crescer e desenvolver.

 

Os projectos têm que criar a sua autonomia, encontrando na sua prática regular as receitas para fazer face às despesas fixas – Instalações, Enquadramento Técnico, Materiais de Iniciação, etc. – e, com os apoios que lhe são devidos – Governamentais via IDP, Federações e Associações – e Privados – Patrocínios – melhorar e desenvolver as suas condições de trabalho e prática desportiva.

 

O Clube Atlântico de Esgrima, nasceu para promover a prática da Esgrima e da Ginástica Rítmica no âmbito da Formação, Competição e Lazer.

É para nós primordial criar condições para que cada um encontre no Atlântico, a sua forma de estar no desporto, desde o simples praticante ocasional, até ao atleta de competição que tenta o “Sonho Olímpico”.

 

Este será sempre um projecto, que procurará ajudar os praticantes, a alcançar os SEUS próprios sonhos.

 

Não se pretende que esta seja uma escola de campeões mas sim uma escola que promova o desenvolvimento dos praticantes como desportistas e como pessoas.

 

Uns conseguirão chegar a grandes campeões (porque terão capacidades para o serem e trabalharão muito para lá chegar), outros serão “apenas” melhores amanhã, do que aquilo que são hoje (e desfrutarão de uma prática desportiva cheia de alegrias pela capacidade de auto-superação) e outros ainda passarão por aqui acumulando só mais uma experiência na sua vida.

 

Um dia, a prática desportiva de competição, também chega ao fim, pelo que não seremos atletas toda a vida. Mas como pessoas, iremos beneficiar de tudo o que o desporto contribuiu para a nossa formação e desenvolvimento. E isso… Isso sim ficará para a vida toda.

Comentarios (0)

Escreva seu Comentario

Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy
 
bannerdiariodonuno

Eventos

Setembro 2017 Outubro 2017 Novembro 2017
Se Te Qu Qu Se Do
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados