Ricardo Candeias do Clube Atlântico de Esgrima foi o grande vencedor da segunda Etapa do Circuito Nacional Sénior, disputado esta manhã no Complexo Desportivo da Lapa, com João Pedro Santos e Arede a conquistarem o Bronze.
Candeias realizou uma excelente prova, com uma esgrima muito segura, cedendo apenas um jogo em toda a jornada, frente a Pedro Palma ainda na fase de poules. O atirador do Atlântico entrou assim no quadro de eliminação directa na 7ª posição, lugar que lhe deu entrada directa no quadro 32 onde afastou João Machado da CESA por 15/6.
O assalto do quadro 16, frente a Hugo Borges da APE, permitiu a Candeias demonstrar o bom nível de forma em que se encontra. Após um inicio de assalto menos conseguido, Candeias chegou ao intervalo a perder por 5/9, desvantagem que se manteve até aos 8/12. Nessa fase do jogo, efectuou as alterações tácticas que entendeu como necessárias e encetou uma recuperação com um parcial final de 7/1, terminando 15/13.
No quadro de 8 afastou o jovem Jeremias por 15/9, chegando à meia-final onde teve pela frente o seu colega de equipa, Pedro Arede, que vinha sem qualquer derrota até aquela fase, com destaque para o assalto do quadro 16 onde havia afastado João Gomes por 15/10. Arede entrou melhor no encontro liderando por 4/2, mas Candeias voltou a mostrar a sua boa capacidade de recuperação virando o assalto para 7/4. A diferença foi-se mantendo, terminando o jogo 15/11 favorável a Candeias.
Já na final, Candeias foi mais forte do que Hélder Borges da APE, liderando o marcador desde o início até aos 15/8 finais.
Junto com Arede no podium esteve também o jovem João Pedro Santos, partilhando a medalha de Bronze.
João Pedro Santos saiu da poule na primeira posição, somando por vitórias todos os encontros disputados. Afastou Daniel Rod nos quadro 32 e Christopher Heaps no quadro 16, chegando ao quadro 8 para um assalto frente ao colega de Equipa, Miguel Teixeira, que no quadro 16 havia afastado Joaquim Videira por 1/0. O assalto foi muito equilibrado e Santos viria a vencer por 15/13.
Já na meia-final, Santos esteve sempre em vantagem até ao final, momento em que o assalto ficou empatado a 14 toques. Na acção decisiva Hélder Borges foi mais forte e João Pedro Santos terminava assim em 3º.
Entre os 8 finalistas o Atlântico classificou ainda Miguel Teixeira em 5º, dando sinais positivos face ao muito trabalho que tem desenvolvido na adaptação ao novo punho e estilo de jogo e João Cordeiro 7º.
Pedro Milharadas 10º, Nuno Milharadas 16º, Filipe Pequito 17º, João Pedro Faria 18º e Francisco Bourbon 19º completaram a participação do Atlântico, numa prova que contou com 47 atiradores.
No sector feminino, Isabel Guerreiro foi a melhor classificada do Atlântico terminando na 14ª posição.
Daniela Vicente 16ª, Leonor Almeida 18ª e Maria do Carmo Arede 20ª completaram a participação do Atlântico, numa prova que viria a ser ganha por Inês Hermínio GCP.
Comentarios
|
Para o JP e para o Pedro um grande abraço de parabéns,
Alex