Fantástico desempenho de João Cordeiro do Clube Atlântico de Esgrima, vencendo pelo segundo ano consecutivo o Torneio Satélite de Dublin, prova integrada no Circuito Mundial de Espada Sénior.
Cordeiro esteve ao seu melhor nível, realizando um percurso até ao Ouro com 4 vitórias sobre atiradores Italianos.
Após duas voltas de poule onde Cordeiro averbou 2 derrotas, o atirador do Atlântico entrou no quadro de eliminação directa conquistando uma vitória folgada logo no quadro de 32.
No quadro 16, Cordeiro defrontou o Italiano com quem tinha perdido na segunda poule. Ciente dos erros cometidos no assalto a 5 toques, Cordeiro entrou determinado no assalto da eliminação directa, chegando à vantagem de 13/3, vindo depois a finalizar com uma vitória 15/6.
Já nos quartos de final, Cordeiro teve pela frente Carlo Rota, que havia sido medalha de prata no Torneio Satélite de Arhus a meio de Novembro, jogo que venceu por 15/9 conquistando assim um lugar na Meia-Final.
No assalto de acesso à final, chegou o 3º Italiano da jornada e Cordeiro voltou a vencer com o resultado 15/11.
Na disputa do Ouro, Cordeiro teve pela frente M. Bino, atirador que havia vencido o Português em Tallin na época passada, e com um assalto muito seguro arrebatou mais um brilhante resultado internacional, vencendo a final por 15/12.
Os outros 3 atiradores do Atlântico, Candeias, Arede e Pequito concluíram a sua participação no quadro 16.
Candeias esteve muito bem na fase de poules somando por vitórias todos os jogos das duas poules, entrando no quadro de eliminação directa com o nº1. No quadro 32 afastou um atirador da casa por 15/11, vindo depois a perder frente ao Italiano Beretta por 9/15.
Pequito esteve também bem nas poules passando em 12º lugar. Venceu no quadro 32 o Irlandês O´Donnell por 15/13, sendo depois afastado por M. Bino por 11/15.
Pedro Arede realizou também boas poules passando em 14º e, depois de vencer no quadro 32 o Irlandês Cahill por 15/11, defrontou o seu colega de Selecção Videira. Como já é habitual entre os dois atiradores, o assalto foi muito equilibrado com Videira a empatar 4/4 a 11 segundos do final levando o jogo para o minuto da prioridade. Videira viria a vencer 5/4, perdendo no quadro 8 frente a M. Bino.
Com 40 atiradores em prova, a Selecção Nacional terminou com Cordeiro 1º, Videira 6º, Candeias 9º, Pequito 13º e Arede 14º.
A Selecção Nacional regressa amanhã a Portugal, com a chegada prevista para as 10h.
Comentarios
|