Não gosto muito de me falar de temas onde possa parecer que estou a defender uma "causa própria", no entanto, lançámos uma sondagem procurando saber a opinião das pessoas face ao facto de haver já em Portugal Treinadores Nacionais com capacidade para liderarem um projecto de Selecção Nacional e não posso ficar indiferente à unanimidade do SIM (100%) que se verificou.
A mim não me cabe discutir a política desportiva da FPE, nem tão pouco colocar em causa o nível dos técnicos estrangeiros contratados para a liderança das Selecções Nacionais. O que de facto não entendo é porque é que se formam técnicos, lhes possibilitam trabalhar no terreno com técnicos estrangeiros de nível elevado e nunca estão prontos para assumir a direcção do processo.
Nesta pequena reflexão apenas quero realçar um ponto. Pelo resultado da sondagem, parece que estão criadas as condições de confiança para que os Técnicos Nacionais tenham a sua oportunidade, falta agora concretizar este processo e avaliá-lo. Aí sim, quem não estiver à altura, deve ocupar outras funções, num outro nível de ensino.
Sem qualquer intenção política relembro aqui as palavras de um Técnico Nacional que, referindo-se a este tema, dizia: "...até o Sr. Santana Lopes teve direito a uns meses como Primeiro Ministro para mostrar o seu valor..."
Acreditem em nós porque... parece que estamos prontos.
Comentarios
|